Educação

Cetam explica que aguarda recursos para convocar concursados em 2018

Foto: Divulgação
Cetam explica que aguarda recursos para convocar concursados em 2018

A Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizou, na manhã desta quinta-feira (13), no miniplenário Cônego Azevedo, Audiência Pública para discutir a convocação dos aprovados no concurso público do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).

Durante os debates, o diretor de Relações Empresariais e Institucionais do Cetam, Leonardo Monteiro, informou que, atualmente, a convocação dos candidatos esbarra no limite prudencial do Estado para gastos com pessoal, estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). “A perspectiva é de que, melhorando em 2018, a gente consiga chamar todos os concursados”, disse Leonardo. O concurso foi prorrogado em novembro do ano passado e está em vigência até novembro de 2018.

O certame para o preenchimento de 125 vagas em cargos de Analista Técnico Educacional e Assistente Técnico Educacional foi homologado em novembro de 2014. Segundo o membro da comissão dos aprovados, Ygor Angelin do Carmo, dos 125 aprovados, até o momento, apenas 23 foram nomeados, dos quais somente 14 assumiram as vagas. “Queremos maior celeridade nas convocações, essa é nossa maior reivindicação”, ressaltou Ygor.

O analista de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Breno Vieira, informou que o Ministério Público de Contas (MPC) recomendou que a direção do Cetam entrasse em contato com o Governo do Estado para saber se existe alguma projeção de redução de gastos com pessoal, viabilizando a nomeação dos concursados. Segundo ele, em caso de inexistência da projeção de redução dos gastos do Executivo, a recomendação é de que o Cetam substitua os servidores comissionados pelos concursados.

O presidente da Comissão de Educação da Aleam, deputado estadual Sidney Leite (PROS), salientou que continuará insistindo, para que efetivamente o Estado resolva, de forma definitiva, a situação dos concursados do Cetam. Na avaliação de Leite, o Estado não tem compromisso efetivo com a educação. “Poderia buscar viabilizar isso, tratando o Cetam como prioridade”, criticou parlamentar.

Comentários

Comentários

Click to add a comment

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Educação

More in Educação

​​​​​​​​​​​​​​​​​I Mostra de Matemática e Ciências da Natureza desperta o interesse e a curiosidade dos alunos da E.E. Maria Amélia do Espírito Santo

Jornal de Humaitá26 de setembro de 2017

Faculdade Fucapi promove discussões sobre bioprocessos aplicados à indústria farmacêutica

Jornal de Humaitá22 de setembro de 2017

​SEDUC divulga lista dos vencedores da I Olimpíada de Língua Portuguesa do Amazonas

Jornal de Humaitá12 de setembro de 2017

Escola Estadual Prof.ª Adelaide Tavares de Macedo inaugura Web rádio na escola e disponibilidade para sistema Android

Jornal de Humaitá17 de agosto de 2017

XVII PrêmioABT prorroga inscrição de cases

Jornal de Humaitá2 de agosto de 2017

Ufam anuncia abertura das inscrições para o PSC

jornal de Humaitá26 de julho de 2017

Reitor comemora autonomia no uso de verbas da UEA

jornal de Humaitá13 de julho de 2017

5 motivos para a criança com autismo aprender inglês

jornal de Humaitá13 de julho de 2017

Emenda garante que UEA receba seus recursos financeiros em totalidade

jornal de Humaitá13 de julho de 2017