Grupos vão disputar o primeiro lugar, em três dias de festas. Danças, cores e músicas mostram a criatividade das Quadrilha e Grupos de Toadas (Boi bumbas) de Humaitá.

Humaitá-AM. O IX Mangabafest ( Festival Folclórico de Humaitá) começa hoje (28) com duração de três dias 28,29 e 30 de Julho. No parque de exposições Renato Gonçalves no KM 6 da BR230, próximo ao Portal Rio Madeira, O Evento terá como destaque as disputas de melhor quadrilha mirim, Adulta e grupo de Toada. A cidade fica a 600 km de Manaus.

São esperados milhares de pessoas nas três noite de festas entre população e turistas vinda dos diversos cantos do país. Apenas as agremiações convidadas se apresentarão no evento. A Quadrilha Mocidade é uma das principais atrações e detentora de uma torcida enorme.

Quadrilhas Mirins e Adultas – As apresentações começam a parti das 20h. Na avaliação os integrantes do júri analisam 09 (nove) quesitos como coreografia, figurino, repertório musical, casamento, marcador, Rainhas, Coordenação, Temática Abordada  e Indumentária do Grupo e Personagens, Divididos em subitens.

Grupos de Toadas – As apresentações também começam as 20h. Os integrantes do Júri analisam quesitos como Cunhã Poranga, Pajé, Sinhazinha, Rainha do Folclore, indumentaria, coordenação, Ritual, Porta estandarte  e etc.

O Magabafest ( Festa da Mangaba)

É a maior festa cultura do sul do Amazonas,  iniciado em 2008 pelas diversas agremiações do municípios de Humaitá na gestão do Ex-prefeito José Cidenei Lobo do Nascimento. Em continuação ao Festifos (Festival Folclórico do São domingo Sávio) que até então era o maior e único festival cultura.

O evento tomou proporções nacionais em 2006 após a reprodução do evento em redes Sociais e videos no You Tube que viralizaram no Brasil.

De acordo com a secretaria municipal de cultura em 2014 será realizado o XXXIII festival Folclórico de Humaitá.

faça um comentários
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais em Cultura

Deixe uma resposta

Check Also

Vulgo ‘Dois Reais’ é preso com munição cal.40 em Humaitá

Força Tática do 4°BPM (Humaitá) efetuou a prisão de Jhon Vagner Souza da Silva, 26 anos, m…