Cidades

Educação e Marxismo: 100 anos de revolução Russa

Foto: Divulgação
Educação e Marxismo: 100 anos de revolução Russa
Jornaldehumaita

UNIR e IFRO sediam evento que reunirá renomados pesquisadores da Educação

No período de 11 a 13 de outubro de 2017, em Porto Velho/RO, ocorrerá a I JORNADA DO HISTEDBR-RO, com o Tema Educação e Marxismo: 100 anos da Revolução Russa. O Evento é coordenado pelo Grupo de Pesquisa História, Sociedade e Educação no Brasil – HISTEDBR-RO e conta com a parceria e apoio de outros grupos de Pesquisa vinculados à Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO): Centro de Estudos Marxistas em Educação e História na Amazônia (CEMEHIA/UNIR), Núcleo de Estudos Históricos e Literários (NEHLI/IFRO) e Centro Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Educação e Sustentabilidade (CIEPES/UNIR).

A I Jornada do HISTEDBR-RO contará em seus debates com renomados pesquisadores da Educação Brasileira, como o Prof. Dr. Dermeval Saviani (UNICAMP), Prof. José Luís Sanfelice (UNICAMP) e Newton Duarte (UNESP/Araraquara). Segundo os organizadores do evento “A realização desta Jornada se reveste de grande relevância, sobretudo porque vivemos tempos tormentosos em que o desenvolvimento do capitalismo ocorre com o domínio imperialista. Há uma extrema concentração de capital enquanto milhões de trabalhadores explorados amargam as piores condições de vida e trabalho, condenados ao desemprego, ao trabalho informal, à indigência, à ignorância, à repressão do Estado liberal cada vez mais genocida”.

Segundo a Prof.ª Dr.ª Marilsa Miranda de Souza, Coordenadora do HISTEDBR-RO, “O evento apresentará estudos e pesquisas realizadas nos últimos anos acerca das politicas educacionais, formação e trabalho docente, psicologia histórico cultural, educação e trabalho, educação integral, etc., articuladas ao ensino e a extensão para o público interno e externo à Universidade Federal de Rondônia/UNIR e ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO. Diante de uma situação de destruição de direitos, de fascistização do Estado e de grande preocupação em relação à situação política de nosso país, o HISTEDBR-RO como grupo de pesquisa vinculado ao HISTEDBR da Unicamp busca travar essas discussões acerca da educação brasileira e suas possibilidades de resistência”, conclui.

A proposta da Jornada é discutir a influência da Revolução Russa para processos posteriores, inclusive, nas propostas educacionais. Segundo a prof.ª Me. Gedelli Ferrazzo (IFRO/Campus Calama) “A educação socialista fundamentada no marxismo, no materialismo histórico-dialético é o que a humanidade alcançou de mais avançado e que fundamenta em todo o mundo, propostas educacionais que se constroem sob seus princípios, como a pedagogia histórico-crítica pelo Prof. Dermeval Saviani no Brasil”.

Além dos debates com os pesquisadores, parte da programação será destinada ao debate com os Movimentos Sociais do Campo, Movimento Estudantil, Movimento Indígena e Movimento Operário, acerca da situação política do país e as alternativas de resistência. O Evento também terá uma manhã para apresentação de trabalhos em cinco Grupos de Trabalho (GTs), sendo os trabalhos selecionados publicados em formato eletrônico nos Anais do Evento. O prazo para submissão de trabalhos é até 11 de setembro. A programação detalhada, normas para submissão e outras informações estão disponíveis no site do evento: http://www.jornadahistedbr.unir.br/

folder histedbr última versão

Comentários

Comentários

Click to add a comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Cidades

More in Cidades

Evento em apoio a Rebecca Garcia lota Almirante Hall

jornal de Humaitá28 de julho de 2017

Mototaxista é torturado e esfaqueado por vagabundo na BR-174

Jornal de Humaitá24 de julho de 2017
Ladrão toma arma de policial em Manaus

Vídeo: Ladrão tomar arma de policial em abordagem no Amazonas 

jornal de Humaitá24 de julho de 2017

Financiamento do Banco do Brasil para infraestrutura no interior deve sair em 20 dias, diz David Almeida

jornal de Humaitá14 de julho de 2017

ANS formaliza parceria com o Procon RS

jornal de Humaitá13 de julho de 2017

“Carros 3” vai animar as férias da criançada no cinema

jornal de Humaitá11 de julho de 2017

Centro de Comando e Controle do Sistema de Segurança começa a operar em Parintins

Jornal de Humaitá1 de julho de 2017

FESTIVAL DE PARINTINS 2017: Turistas e passageiros são recebidos com toadas no aeroporto de Manaus

Jornal de Humaitá26 de junho de 2017

Projeto propõe construir estrada ligando Itacoatiara a Aveiro, no Pará

Jornal de Humaitá13 de junho de 2017