Jornal de Humaitá

Crea-AM realiza nova palestra em Humaitá sobre Cadastro Ambiental Rural

Crea-AM realiza nova palestra em Humaitá sobre Cadastro Ambiental Rural
Jornal De Humaitá

A decisão de realizar nova palestra se deu devido à grande procura após a realização da primeira.

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (Crea-AM), por meio da Assessoria das Inspetorias, realizará nova palestra sobre “O Cadastro Ambiental Rural (CAR)”. Voltado a profissionais do sistema Confea/Crea e Mútua em Humaitá, o evento é gratuito e acontecerá nesta quarta-feira (02 de agosto), no auditório do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente, da Universidade Federal do Amazonas – Ufam (rua 29 de Agosto, 786, Centro), às 15h.

A decisão de se realizar uma nova palestra se deu após a grande procura de pessoas que não puderam estar presentes na primeira, que ocorreu nesta segunda-feira (31 de julho). A palestra será ministrada pela servidora da Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), Sergimara Martins. Criado pela Lei n◦ 12.61/2012, o Cadastro é um registro público eletrônico, obrigatório para todos os imóveis rurais, constituindo o primeiro passo para obtenção da regularidade.

Por meio do CAR, é possível obter credito agrícola em todas as modalidades, com taxas de juros menores, bem como limites de prazos maiores que os praticados no mercado; seguro agrícola em melhores condições; linhas de financiamento para atender iniciativas de preservação voluntária de vegetação nativa; isenção de impostos para insumos e equipamentos; autorização para exploração econômica da Reserva Legal mediante manejo sustentável, entre outros benefícios.

De acordo com o conselheiro do Crea-AM, engenheiro civil Alisson Leão, que está no município divulgando a ação, é importante que todos os profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua, os quais possam estar envolvidos de alguma maneira na questão do cadastro, participem da palestra para ampliar conhecimentos, esclarecer dúvidas e assim, ter condições de atender melhor agricultores da região.

Sobre o Sicar

Além de esclarecimentos sobre o cadastro, durante a palestra, será apresentado o Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (Sicar), criado por meio do Decreto n◦7.830/2012, sendo destinado à integração e ao gerenciamento de informações ambientais dos imóveis rurais de todo o País. Dados contidos no Sistema, destinam-se a subsidiar políticas, programas, projetos e atividades de controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico, assim como o combate ao desmatamento ilegal.

O Sistema de Cadastro Ambiental Rural é formado por módulos e sub-módulos interligados, que inclui Cadastro, Receptor, Relatórios, Central do Proprietário/ Possuidor e o de Análise. A inscrição no CAR deve ser realizada junto aos órgãos ambientais estaduais. Estados que não possuem o sistema próprio de CAR podem utilizar o módulo de Cadastro disponível no Sicar.


Assessoria de Comunicação e Projetos Especiais
Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas – CREA/AM

Comentários

Comentários

Click to add a comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Jornal de Humaitá

More in Jornal de Humaitá

Polícia Fecha boca de fumo no Bairro de Santo Antônio em Humaitá-AM

Jornal de Humaitá22 de setembro de 2017

Ordem de invasão da Rocinha saiu de dentro de presídio federal em Porto Velho-RO

Jornal de Humaitá22 de setembro de 2017

Faculdade Fucapi promove discussões sobre bioprocessos aplicados à indústria farmacêutica

JHCP22 de setembro de 2017

Booking.com celebra festas tradicionais da região Norte do Brasil

Jornal de Humaitá21 de setembro de 2017

Casal e motorista são presos em ônibus na BR 319 com cocaína

Jornal de Humaitá21 de setembro de 2017

Preço abusivo nas passagens aéreas é um desrespeito com o consumidor, aponta Marcos Rogério

JHCP21 de setembro de 2017

Mamoplastia, um sonho cada vez mais consumido

JHCP21 de setembro de 2017

Terceira e última fase da Olimpíada Amazonense de Matemática é realizada na capital e interior

Jornal de Humaitá20 de setembro de 2017

Brasil conecta-se com o mundo ao realizar o Playing For Change Day

Jornal de Humaitá20 de setembro de 2017