Mais do que a solidariedade, oferecida pessoalmente na tarde de ontem pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em um encontro com a colega chilena, Michelle Bachelet, o Brasil dará ao país abalado pelo terremoto uma ajuda concreta, com o envio de um hospital de campanha e equipes de busca e salvamento. Lula encurtou a passagem por Montevidéu – onde acompanhou a posse do presidente José Mujica – e, em uma visita-surpresa, fez uma rápida parada em Santiago.

Primeiro líder estrangeiro a ir ao Chile desde o terremoto de sábado, ele se encontrou com Michelle na base militar do aeroporto internacional de Santiago, fechado para o público comum desde o terremoto. Lula afirmou que “o Brasil fará o possível para que o povo do Chile sofra o mínimo possível”.

A decisão sobre a ajuda foi tomada pouco antes, em uma reunião entre representantes do governo brasileiro e o embaixador chileno no Brasil, Álvaro Díaz Pérez. No encontro, ficou definido que a Marinha montará o hospital, que será levado do Rio, enquanto a Secretaria Nacional de Defesa Civil vai enviar pelo menos quatro equipes de resgate. Falta agora o governo do Chile determinar a data e o local para o início do trabalho dos brasileiros, que serão transportados ao país pela Força Aérea Brasileira, segundo ao Gabinete de Segurança Institucional da Presidência.

O embaixador chileno também demonstrou preocupação com os compatriotas retidos no Brasil, já que o aeroporto de Santiago está fechado para voos comerciais. Ele pediu que as companhias aéreas ofereçam hospedagem aos turistas até que consigam embarcar de volta. Pérez disse que há um grande número de chilenos no Brasil que aproveitavam os últimos dias das férias escolares.

O conteúdo do site tem expressa autorização de publicação desde que informe a fonte.

Jornal de Humaitá – O portal de notícias do Amazonas
faça um comentários
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais em Brasil
Comments are closed.

Leia mais

Segurança na Cirurgia Plástica

Muita gente pensa em fazer uma cirurgia plásticapara aumentar os seios, corrigir um defeit…