22 de abril de 2010


Fonte: Portal Amazônia

PARINTINS (AM) – Acidente naval envolvendo um comboio de balsas e um navio cargueiro, no município de Parintins, no Amazonas, derramou óleo no rio Amazonas. O acidente ocorreu na última sexta-feira.
O navio cargueiro de bandeira das Bahamas seguia para Manaus e transportava gás liquefeito. A embarcação colidiu em um comboio de balsas, que conduzia derivados de petróleo.

A Capitania dos Portos de Parintins informou que o óleo era proveniente da sala de máquinas do navio. Um técnico ambiental do Instituto de Proteção Ambiental do Estado do Amazonas (Ipaam) esteve no local e constatou que o acidente não causou riscos ao meio ambiente.

“O que escapou para o meio hídrico foi apenas uma porção reduzida de óleo de consumo do navio. Não houve nenhuma ruptura que colocasse em risco de vazamento para o óleo para a água do rio”, explicou o analista ambiental do Ipaam, Diógenes Rabelo.

A Capitania dos Portos de Parintins abriu inquérito administrativo para apurar as causas do acidente que ocorreu na sexta-feira passada, próximo ao município.

Dados da Marinha na Amazônia apontam que a maioria dos acidentes deste nível ocorre por falhas na comunicação entre embarcações, principalmente, em faixas estreitas dos rios da região. (AL)

O conteúdo do site tem expressa autorização de publicação desde que informe a fonte.

Jornal de Humaitá – O portal de notícias do Amazonas
faça um comentários
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais em Amazonas
Comments are closed.

Leia mais

Festival paraense volta a Manaus na Arena da Amazônia

No início de março Manaus volta a ser palco do sucesso festival paraense que arrecadará o …