24/01/2011

Manaus-AM. O Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) dá início, a partir do dia 1º de fevereiro, ao processo de matrículas para preenchimento de 6.145 vagas para cursos gratuitos de qualificação profissional nas áreas de informática, idiomas, gestão, imagem pessoal, artesanato e culinária. Ao longo do ano, segundo a diretora presidente do órgão, Joésia Pacheco, o Governo do Amazonas vai ofertar cerca de 120 mil novas vagas, além da implantação do projeto Cetam no Hotel, com vistas à Copa do Mundo de 2014.

Leia Mais

As inscrições serão realizadas em datas distintas. Do dia 1º ao dia 4, serão realizadas matrículas dos cursos ministrados nos Centros de Convivência 31 de Março, no bairro Japiim; Maria Miranda Leão, no Alvorada; Arar, no Mutirão; e Centro de Artes e Ofícios, localizado no Petrópolis. Entre os dias 2 a 4 e 8 a 10, as inscrições ocorrerão no Centro de Convivência do Idoso, no bairro Aparecida. No dia 16, é a vez das matrículas na Escola de Educação Profissional Pe. Estélio Dalison, no São Jorge.

A diretora do Cetam informa que os cursos de qualificação profissional e inclusão digital exigem que os candidatos tenham idade mínima de 16 anos e, no ato da matrícula, apresentem cópias de documentos de identificação, tais como RG, CPF, comprovante de residência, título eleitoral e duas fotos 3×4. “Para as modalidades de informática, é necessário, também, a apresentação do certificado de conclusão do ensino fundamental”, acrescenta Joésia, ao afirmar que as aulas começam no dia 14 de março.

Ainda no primeiro semestre, segundo ela, também deverá ser lançado o edital para o processo seletivo de 28 cursos de nível médio, entre formação e especialização técnica. A previsão é expandir a oferta anual de vagas em 20%, o que corresponde a abertura de 8 mil vagas, sendo 3 mil na capital e 5 mil no interior. Os cursos abrangem diversas áreas do conhecimento, como saúde, construção civil, turismo, agronegócios, entre outros.

No ano passado, duas novas modalidades foram inclusas no leque de ofertas do Cetam: técnico em Química e técnico em Agrimensura. Este último, inédito no Amazonas, foi implementado no intuito de atender à crescente demanda dos setores industrial e de construção civil do Pólo Industrial de Manaus (PIM). “Caso tenham boa capacidade de absorção do mercado, vamos ampliar o número de vagas para os próximos anos”.

Capacitação para 2014

Como mais uma maneira de desenvolver o Estado para receber a Copa de 2014, Joésia Pacheco revela o Governo do Amazonas, por meio do Cetam, e empresas do setor hoteleiro estão promovendo parcerias a fim de formar profissionais qualificados para a realização do evento. Para a diretora, o projeto – intitulado ‘Cetam no Hotel’ – é fundamental para acompanhar o crescimento previsto do segmento econômico de hotelaria.“Estamos fazendo um levantamento das demandas para garantir a mão de obra necessária ao funcionamento da rede hoteleira. Acredito que, até junho, vamos lançar o projeto disponibilizando novos cursos de capacitação, como de camareira, recepcionista e garçom”, pontua Joésia, lembrando de outro projeto semelhante, o ‘Cetam na Obra’, que, somente em 2010, formou 1,7 mil novos profissionais.

Sobre o Cetam

Criado em 2003 pelo Governo do Estado, o Cetam visa ampliar as oportunidades de ingresso dos cidadãos amazonenses em todas as áreas do setor econômico, além de qualificá-los dentro dos padrões de exigência do mercado de trabalho atual. Com atuação na capital e nos 61 municípios do interior, mais de 400 mil pessoas foram atendidas pelos cursos de qualificação profissional, inclusão digital e formação técnica.

Fonte: Agecom

O conteúdo do site tem expressa autorização de publicação desde que informe a fonte.

Jornal de Humaitá – O portal de notícias do Amazonas
faça um comentários
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais em Amazonas
Comments are closed.

Check Also

O Natal, crise de ansiedade e depressão

Você sabia que aumenta a incidência de casos de crise de ansiedade ou mesmo de depressão c…