O Governo do Amazonas lança nesta sexta-feira, dia 15 de abril, edital da segunda fase do Programa de Capacitação em Idiomas. Serão oferecidas 213 vagas para os cursos de inglês, espanhol, mandarim e japonês. O edital será publicado no site do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) www.cetam.am.gov.br. A inscrição custará R$ 10. As provas acontecem dia 29 de maio e as aulas estão previstas para o início de junho.

Realizados em parceria entre o Cetam, Amazonastur e Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), os cursos de idiomas estão inseridos no programa de capacitação para a Copa do Mundo de 2014. Em 2011, o Governo do Estado vai abrir 4.500 novas vagas nas mais diversas áreas, desde construção civil, turismo, serviços, artesanato, idiomas, entre outros. Segundo o governador do Amazonas, Omar Aziz, até 2014, a meta é capacitar cerca de 27 mil pessoas, através do Cetam.

De acordo com o Governo do Amazonas, a perspectiva é de que a Copa do Mundo possa gerar 49,2 mil empregos diretos e movimentar R$ 4,5 bilhões. “É um evento que vai movimentar a economia, nos mais variados setores, por isso temos que formar mão de obra. Milhares de oportunidades estão surgindo desde já, mas é necessário que as pessoas tenham boa qualificação”, afirmou o governador. Segundo ele, mais de 12,2 mil cidadãos já receberam qualificação do Governo do Estado para cursos ligados diretamente aos serviços necessários à organização do evento.

Em 2011, serão ofertados, ainda, os cursos de qualificação profissional em pedreiro, carpinteiro, garçom, recepcionista de hotel e governança, além de outros que serão definidos em conjunto com a organização do evento em Manaus.

Cetam na Obra

O programa Cetam na Obra vai abrir vaga para qualificação de trabalhadores que vão atuar no segmento da construção civil em obras para a Copa. Por meio do programa, a instituição vem ofertando cursos de qualificação profissional específicos para atender demanda variada do setor de construção civil, como pedreiro, eletricista, carpinteiro, armador, bombeiro hidráulico dentre outros, de forma a viabilizar a mão de obra necessária para execução das obras da Copa do Mundo.

Atualmente, vários cursos estão sendo ofertados neste segmento, entre eles Eletricista Residencial e Predial; Instalador Hidráulico; Pedreiro; NR10; Leitura de Projetos; Pedreiro de Bloco Estrutural, entre outros. O curso de Eletricista Predial está em andamento, em parceria com a Área Missionária Divina Misericórdia, da Igreja Católica.

Também está em andamento a primeira fase do Curso de Capacitação em Idiomas para cerca de 350 pessoas que atuam na área de turismo e no trade turístico local, por meio de cursos de Inglês, Francês, Espanhol, Mandarim e Japonês. Os cursos estão em execução desde junho 2009 e possuem duração de quatro anos.

Em março de 2011, iniciaram os cursos Técnicos de Hospedagem, Técnico de Segurança do Trabalho, Técnico de Guia de Turismo Regional e Técnico em Edificações. Foram 430 vagas divididas nos municípios de Manaus, Iranduba, Manacapuru, Itacoatiara e Presidente Figueiredo.

Jovem Cidadão

Outra ação do Cetam, em parceria com a Secretaria Estadual de Assistência Social (SEAS), é a qualificação de estudantes da rede de ensino estadual no “Projeto Jovem Cidadão”. O Cetam oferta Cursos Básicos em Inglês e Espanhol para alunos na faixa etária de 16 a 21 anos, no contraturno escolar.

O projeto já qualificou 5.558 jovens em Manaus, Manacapuru e Itacoatiara nos cursos de idiomas. Os alunos que concluíram os cursos básicos estão cursando o nível intermediário de Inglês e Espanhol para dar sequência ao aprendizado de idiomas. Além de se prepararem para uma boa colocação no mercado, esses jovens poderão atuar no Programa de Voluntariado, em parceria com a Fifa, adquirindo experiência para o currículo. Em 2011, a meta é qualificar cerca de mais 1.500 alunos do “Jovem Cidadão” nos cursos de Inglês e Espanhol Básico, na capital e interior do Estado.

Mais números da Capacitação para a Copa

93 vagas foram ofertadas para os taxistas do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes cursarem Inglês Funcional, em parceria com a Infraero e Cooperativas de taxistas;

600 cidadãos qualificados em cinco comunidades de Iranduba e Manacapuru nos cursos de monitor de trilhas, de monitor de ecoturismo, de piloteiro, de excelência no atendimento ao turista, e de confecção de bijouterias regionais.

1.387 profissionais já foram qualificados no segmento da construção civil;

1.119 cidadãos foram beneficiados em Manaus e mais 13 municípios com os Cursos Técnico de Guia de Turismo e Técnico de Hospedagem.

Fonte: Assessoria

O conteúdo do site tem expressa autorização de publicação desde que informe a fonte.

Jornal de Humaitá – O portal de notícias do Amazonas
faça um comentários
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais em Amazonas
Comments are closed.

Leia mais

Brasil conquista pela primeira vez prêmio no Forbes Travel Guide

Belmond Hotel das Cataratas, localizado Parque Nacional do Iguaçu é o primeiro da América …