Eleito para o biênio 2011/2013, Souto afirmou que uma das prioridades do novo mandato é dar continuidade a descentralização das decisões da entidade.
Jair Souto foi aclamado pela plenária de 37 prefeitos.
(Foto/Divulgação)

Manaus – O prefeito de Manaquiri, Jair Souto, foi reconduzido no final da tarde de hoje (30), ao cargo de presidente da Associação Amazonense de Municípios (AAM) para o biênio 2011/2013 por aclamação, uma vez que seu único concorrente, o prefeito João Campelo (Itamarati), desistiu de sua candidatura momentos antes do início da votação, enterrando assim qualquer possibilidade de disputa. No total, 37 prefeitos estiveram presentes na Assembleia Geral da entidade, durante o 9º Encontro de Prefeitos e Prefeitas do Amazonas realizado no auditório do hotel Caesar Business.

Eleito para o biênio 2011/2013, Souto afirmou que uma das prioridades do novo mandato é dar continuidade a descentralização das decisões da entidade, com a realização de novas reuniões e encontros nos municípios do interior (o próximo já está marcado para o dia 7 e 8 de abril em Humaitá) ao mesmo tempo em que a associação deverá se tornar mais ativa em Brasília.

“Saímos do evento com vários encaminhamentos além do nosso próprio planejamento estratégico, entre eles a interiorização das ações da entidade, que deve se tornar mais efetiva nos próximos meses”, afirmou Souto, que no mesmo dia tomou posse para os próximos dois anos.

Durante a manhã, as atividades da Assembléia Geral foram pautadas pela análise e aprovação das contas da entidade, e também, pelas intensas negociações sobre a composição da chapa, que ficou assim efetivada: Jair Aguiar(Manaquiri), presidente; Raymundo Nonato Lopes (Iranduba), 1º vice-presidente; Dilmar Santos Ávila (Maraã); 2º vice-presidente e Raimundo Guedes (Japurá), na 3ª vice-presidência.

Ainda na primeira etapa do encontro de prefeitos, a Associação Amazonense lançou a sexta edição do Guia dos Municípios, um roteiro completo sobre todos os municípios, com informações – e contatos – políticos, geográficos, econômicos e históricos das cidades amazonenses. O Guia também é uma das principais fontes de informações sobre as esferas estadual e federal de gestão, com dados sobre a bancada estadual no Congresso, na Assembléia Legislativa e também da Esplanada dos Ministérios.

José Melo confirma investimentos

Momentos antes da definição do futuro presidente da AAM, o vice-governador José Melo atraiu a atenção de todos os prefeitos presentes ao afirmar que o Governo Estadual irá manter o ritmo de investimentos no interior do Estado e que dispõe de R$ 1 bilhão em caixa para manter obras como a ponte sobre o Rio Negro e o Prosamin na capital e no interior.

Melo também destacou que há o compromisso da presidenta da República, Dilma Rousseff, de explorar as reservas de petróleo e gás natural de Carauari a Tapauá, de silvinita (Nova Olinda) e também de sal-gema utilizado para fazer fertilizantes e, principalmente, estender os benefícios da Zona Franca de Manaus para a região metropolitana da cidade (RMM).

“Todos os integrantes da RMM vão ter o mesmo potencial econômico de Manaus, no qual dez empresas diariamente mostram interesse em se instalar na cidade”, destacou o vice-governador, que garantiu aos prefeitos que irá iniciar o agendamento das reuniões individuais como governador Omar Aziz, a partir da próxima semana.

Fonte: D24am.com

O conteúdo do site tem expressa autorização de publicação desde que informe a fonte.

Jornal de Humaitá – O portal de notícias do Amazonas
faça um comentários
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais em Amazonas
Comments are closed.

Leia mais

Técnicos da Susam percorrem municípios, implementando as ações do plano de reconstrução da rede de saúde no interior

Os técnicos da Secretaria de Estado de Saúde (Susam) já completaram este mês 18 municípios…