Rio – As operações de resgate dos restos do avião e dos corpos das vítimas do acidente do voo Rio-Paris da Air France poderão ser iniciadas dentro de três semanas a um mês, anunciou nesta segunda-feira a ministra francesa dos Transportes, Nathalie Kosciusco-Morizet. As informações são da AFP.

A investigação do acidente com o Airbus A330 da Air France ganhou no domingo um grande impulso com a localização de destroços do aparelho, reavivando as esperanças de que as caixas-pretas sejam encontradas e solucionem o enigma da tragédia que deixou 228 mortos no litoral brasileiro no dia 1º de junho de 2009.

Os investigadores devem revelar nesta segunda-feira as primeiras imagens dos destroços da aeronave localizados no domingo. Segundo as autoridades francesas, também foram encontrados os corpos de alguns passageiros.

Relembre o caso
O avião da Air France saiu do Rio com 228 pessoas a bordo no dia 31 de maio de 2009 e deveria chegar ao aeroporto Roissy – Charles de Gaulle de Paris no dia 1º de abril. A Air France informou que o Airbus entrou em uma zona de tempestade cinco horas após a partida e enviou uma mensagem automática de falha no circuito elétrico.

Depois disso, não houve mais qualquer tipo de contato. Os fragmentos dos destroços foram encontrados cerca de uma semana depois no meio do oceano pelas equipes de busca brasileiras. Mas as caixas-pretas, assim como parte da aeronave, nunca foram achados. Das 228 vítimas, foram resgatados apenas 50 corpos.

Dados preliminares das investigações feitas pelas autoridades francesas revelaram que falhas dos sensores de velocidade da aeronave, conhecidos como sondas Pitot, parecem ter fornecido leituras inconsistentes e podem ter interrompido outros sistemas do avião. As sondas permitem ao piloto controlar a velocidade da aeronave, um elemento crucial para o equilíbrio do voo. Mas investigadores deixaram claro que esse seria apenas um elemento entre outros envolvidos na tragédia.
O conteúdo do site tem expressa autorização de publicação desde que informe a fonte.

Jornal de Humaitá – O portal de notícias do Amazonas
faça um comentários
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais em Brasil
Comments are closed.

Leia mais

Brasil conquista pela primeira vez prêmio no Forbes Travel Guide

Belmond Hotel das Cataratas, localizado Parque Nacional do Iguaçu é o primeiro da América …