No mês de outubro deste ano, o município de Humaitá, será a cidade nacional da leitura. Isso porque o local vai sediar o 2º Encontro Nacional de Leitura. Dessa vez, o tema em discussão será ‘Literatura: vereda interdisciplinar e multicultural’.

Biblioteca Municipal Poeta e Escritor Ferreira de Castro

O II ENALE – ENCONTRO NACIONAL DE LEITURAS  será realizado no dia 24, 25 e 26 de outubro de 2011, pela turma de Letras da Universidade Federal do Amazonas(UFAM), no dia apresenta nesta edição o tema Literatura: vereda interdisciplinar e multicultural, com o qual pretendemos discutir as relações da literatura com a educação e com outras áreas do saber, além de refletir sobre o aspecto multicultural da criação literária.

Contando com a presença de pesquisadores de diferentes campos de pesquisa (história, sociologia, pedagogia, filosofia) que se valem da literatura em seus estudos, o encontro se dedicará a problematizar aspectos ligados à criação e à crítica literária: seus limites (se existem), seus procedimentos e suas possibilidades. Além da questão interdisciplinar, o evento também abordará os aspectos multiculturais que envolvem a representação literária, procurando debater a seguinte questão: que serviço a literatura pode prestar na compreensão da alteridade? Trata-se de um problema fundamental numa sociedade democrática e multicultural como a brasileira.

O II ENALE também prestará uma homenagem a Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa, por entender que esta obra fundamental da literatura brasileira sintetiza o entrecruzar de vários campos do conhecimento – do popular ao erudito ou vice-versa – e uma procura de entendimento dos diversos elementos formadores da identidade nacional, em processo de travessia.

Fonte: enale.wordpress.com/

O conteúdo do site tem expressa autorização de publicação desde que informe a fonte.

Jornal de Humaitá – O portal de notícias do Amazonas
faça um comentários
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais em Amazonas
Comments are closed.

Leia mais

‘DÃO’ é preso novamente por Tráfico de Drogas

Força Tática do 4ºBPM efetuou a detenção de PEDRO BRAGA RAMOS vulgo ‘DÃO’, …