Manaus. O balanço da Campanha de Vacinação contra a Gripe no Amazonas divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Susam) aponta a cobertura vacinal de 128.915 pessoas em seis dias da campanha, que iniciou no dia 25 de abril. Esse total representa 28,61% do público alvo atendido. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é a vacinação de 80% desse público, formado por idosos de idade acima de 60 anos, crianças de seis meses a menores de dois anos, gestantes e indígenas. A campanha prossegue até o dia 13 de maio.

De acordo com os dados da Susam, desde o início da campanha foram imunizados 35,93% dos idosos; 28,97% de crianças; 17,52% das grávidas e 2,20% da população indígena. Além desses grupos, mais vulneráveis ao vírus Influenza (H1N1), os trabalhadores da saúde também serão imunizados este ano, segundo a subgerente do Programa de Imunização do Amazonas, enfermeira Valderez Farias. Em 2010, a campanha de vacinação contra gripe foi direcionada apenas ao grupo de idosos com idade acima de 60 anos e atingiu 82,66% do público. 
“Os profissionais que estão na linha de frente, em contato direto com os pacientes portadores do vírus, precisam ser os primeiros a garantir a imunização”, enfatiza a coordenadora. Nos primeiros seis dias de campanha, 29,67% dos trabalhadores da saúde foram vacinados. O trabalho de prevenção da doença é uma das estratégias do Governo do Amazonas para evitar a propagação da gripe no Estado e a quantidade de internações nos hospitais ocasionadas pela evolução da doença, como em casos de infecções respiratórias mais graves, a exemplo da pneumonia. 
Para atender a demanda no Amazonas, o Governo do Estado estruturou 447 salas de vacina nas Unidades Básicas de Saúde, nos Centros de Atenção ao Idoso (Caimi) e nos Centros de Atenção à Criança (Caics). As equipes de unidade volante, formadas por agentes de saúde da Susam, se deslocam às comunidades rurais e de difícil acesso para garantir a cobertura vacinal. A imunização da população indígena é coordenada pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa), em parceria com os agentes de saúde do Estado e voluntários de organizações não governamentais.

Fonte: Assessoria

O conteúdo do site tem expressa autorização de publicação desde que informe a fonte.

Jornal de Humaitá – O portal de notícias do Amazonas
faça um comentários
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais em Amazonas
Comments are closed.

Leia mais

Segurança na Cirurgia Plástica

Muita gente pensa em fazer uma cirurgia plásticapara aumentar os seios, corrigir um defeit…