Os animais capturados seriam mortos para serem usados como iscas de peixe

MANAUS – Três homens flagrados caçando botos na tarde do último sábado (21), na comunidade Cacau Pireira (a 25 quilômetros de Manaus) prestaram depoimento nesta segunda-feira (23) na Delegacia Especializada em Meio Ambiente (Dema), em Manaus. Seis pescadores e o dono da embarcação usada no crime foram detidos.

A prisão foi feita após uma denúncia recebida pelo Batalhão de Polícia Ambiental. Dez animais seriam mortos para serem usados como iscas de peixe. “Eles utilizam arpão, um instrumento metálico com um tridente na ponta, amarrado numa corda. É crime porque a caça do boto é ilegal e também é um crime de maus-tratos porque essa forma de abate é cruel”, explica o tenente Bruno Pereira, do Batalhão Ambiental.

Os pescadores Oscar Carvalho Duarte, 55, João Trindade da Silva, 39, e Ilzemar da Silva Leite, 35, foram apresentados na manhã desta segunda-feira (23) na sede do batalhão, localizado no bairro Compensa, zona Oeste. Os outros três envolvidos no crime, entre eles um adolescente, e o dono da embarcação prestarão depoimento nesta terça-feira (24).
Crime
O grupo de pescadores utilizava um barco, quatro canoas de madeira, três redes de arrasto, dois arpões e cordas para capturar os animais. Oito botos foram soltos no rio Negro. Dois, gravemente feridos, foram encaminhados ao Instituto de Pesquisas da Amazônia (Inpa) mas um não resistiu aos ferimentos de arpão e morreu.
No último sábado, os acusados foram detidos na base fluvial do Batalhão Ambiental e liberados em seguida. Segundo a PM, os homens têm carteira de pescador profissional mas a embarcação não possui documentação, registro na Capitania dos Portos ou na Colônia dos Pescadores.

De acordo com o tenente do Batalhão Ambiental, Marcos Pires, apenas o proprietário da embarcação, não-identificado, deverá pagar multa de até R$ 5 mil emitida pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama). Os presos ainda poderão ser indiciados. Eles responderão aos crimes em liberdade.
Fonte: D24am.com.
Jornal de Humaitá – O portal de notícias do Amazonas
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais em Amazonas
Comentários estão fechados.

Verifique também

Sargento Bentes Papinha cobra mais segurança nas escolas

Na manhã desta sexta-feira (15), o vereador Sargento Bentes Papinha reuniu-se com diretore…