Amazonas

Grupos no Amazonas fiscalizam ação de políticos

Grupos no Amazonas fiscalizam ação de políticos
Eleitores de Manaus e do interior se organizam para acompanhar a política da região de forma crítica.
Manaus – Atentos ao que acontece nos parlamentos amazonenses, eleitores da capital e do interior se organizam para debater a política fora das tribunas ou palanques. Iniciativas como o Fórum de Combate à Corrupção, Observatório da Política e Transparência Humaitá demonstram que a sociedade civil organizada está buscando fiscalizar a atuação parlamentar e preparar a população para o voto consciente em 2012.

O Observatório da Política, que funciona como especialização do curso de formação política do Serviço de Ação, Reflexão e Educação Social (Sares), promove o acompanhamento das atividades na Câmara Municipal de Manaus (CMM) e Assembleia Legislativa do Estado (ALE). O grupo sintetiza informações sobre as ações dos políticos para formar material de referência e análises aprofundadas.
Para o coordenador de Educação do Observatório, Anderson Feitoza da Costa, a sociedade civil organizada deve se preparar para fiscalizar efetivamente os atos dos parlamentares. “Observamos que nos últimos anos o Legislativo está estreitamente ligado ao Executivo do Amazonas, em esfera estadual e municipal. Os projetos aprovados visam o interesse do governo, não importando se prejudicam ou não a população”, afirmou.
Com a proposta de debater política com o público infanto-juvenil, de maneira lúdica e didática, a Associação Filosofia Itinerante (Afin) desenvolve peças teatrais e exibições cinematográficas com temática da política, cidadania e saúde. Hoje em cartaz com a peça “À Procura de Um Candidato”, o grupo atua há nove anos, e apresenta as esquetes em locais públicos ou na sede da Afin, que funciona na Rua Rio Jaú, 43 bairro Novo Aleixo, zona leste.
O grupo Transparência Humaitá, fundado em 15 de maio, tem o objetivo de fiscalizar denúncias de nepotismo e mal uso do dinheiro público na prefeitura do município. Segundo o presidente da entidade, Enoch de Siqueira Cavalcanti Neto, escolhido por meio de eleição, os participantes estão analisando contratos e convênios municipais, e pretendem formalizar denúncias no Ministério Público Estadual das eventuais irregularidades encontradas. “A Transparência Humaitá foi fundada como um divisor das águas, com o comprometimento de transformar o medo de denunciar em motivação e esperança numa sociedade melhor, com mais qualidade de vida”.
O Fórum Estadual de Combate à Corrupção, lançado no último dia 23 na CMM, reúne parlamentares e representantes de entidades sociais para fiscalização dos atos administrativos e os escândalos de desvio de verba pública, principalmente os ocorridos no governo de Eduardo Braga (PMDB), que administrou o Amazonas entre os anos de 2003 e 2010. Segundo o deputado estadual José Ricardo (PT), membro do fórum, o grupo de discussão vai promover audiências e treinamentos para despertar a importância do voto consciente.
Para o coordenador da Frente Parlamentar de Combate à Corrupção, deputado federal Francisco Praciano (PT), as iniciativas populares mostram que a sociedade do Amazonas está avançando na conscientização do seu papel na fiscalização dos recursos públicos. Praciano destaca que é fundamental que atos de corrupção sejam conhecidos pelos eleitores, e punidos. “Não se combate corrupção com chazinho de camomila. Devemos olhar os diários oficiais, ir às audiências públicas, cobrar o nosso espaço de cidadão nos parlamentos, não adianta só rclamar do que não está certo”, ressaltou.
Fonte: d24am.com
O conteúdo do site tem expressa autorização de publicação desde que informe a fonte.
Jornal de Humaitá – O portal de notícias do Amazonas

Comentários

Comentários

Amazonas

More in Amazonas

Urgente! Adolescente é apreendido suspeito de homicídio em Manicoré-AM

Jornal de Humaitá23 23America/Manaus novembro 23America/Manaus 2017

José Ricardo volta a cobrar instalação da CPI da Saúde

Jornal de Humaitá23 23America/Manaus novembro 23America/Manaus 2017

Safra do guaraná em Maués (AM) já rendeu 200 toneladas

Jornal de Humaitá23 23America/Manaus novembro 23America/Manaus 2017

Em Manicoré, menor de 15 anos é apreendido pelo crime de posse ilegal de arma de fogo e ameaça

Jornal de Humaitá23 23America/Manaus novembro 23America/Manaus 2017

Polícia Militar prende homem suspeito de trocar tiros com facção rival em tapauá

Jornal de Humaitá23 23America/Manaus novembro 23America/Manaus 2017

Urgente! Ônibus de Apuí(AM) com destino a Porto Velho (RO) capota

Jornal de Humaitá22 22America/Manaus novembro 22America/Manaus 2017

PM prende homem acusado de Latrocínio em Manicoré

Jornal de Humaitá20 20America/Manaus novembro 20America/Manaus 2017

Polícia Militar apreende contrabando de cigarros, Quelônios e cocaina em Manicoré- AM

Jornal de Humaitá20 20America/Manaus novembro 20America/Manaus 2017

PM PRENDE HOMEM ACUSADO DE ENTRAR EM SALÃO DE BELEZA E AMEAÇAR FUNCIONÁRIOS COM ARMA DE FOGO

Jornal de Humaitá20 20America/Manaus novembro 20America/Manaus 2017
Seja bem vindo.

Categorias

Arquivos

Copyright © 2017 Jornal de Humaitá