O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) mais que triplicou as autuações por embriaguês no trânsito, após a Lei 11.705, de junho de 2008, conhecida como Lei Seca. Em 2010, o órgão multou, de janeiro a dezembro, 813 pessoas por dirigirem veículos sob efeito de bebida alcoólica e suspendeu 809 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs), contra 263 multas e 129 suspensões de CNH em 2007, um ano antes da nova lei.

Estimativas nacionais apontam para a redução de 20% dos acidentes de trânsito em que o álcool é o fator principal, após a Lei Seca. “Antes, estimava-se que de 50% a 60% dos acidentes eram provocados por pessoas sob efeito de bebida alcoólica. Hoje, trabalhamos com a margem de 40% a 30%”, afirma a diretora do Detran/AM, Mônica Melo. Para ela, os números refletem as campanhas, blitze e aperto ao cerco aos condutores de veículos que dirigem após consumir bebida alcoólica.
Campanha nas ruas – As ações nesse sentido serão intensificadas com o lançamento de uma nova campanha do Governo do Amazonas, o que deve acontecer entre o final de julho e início de agosto. O tema álcool e direção será o principal mote. Intitulada “Amigo Legal”, a campanha vai estimular a turma que sai para a balada a escolher um integrante do grupo para não beber e transportar a todos em segurança para casa.
A campanha é uma continuação das ações pós Lei Seca, segundo a diretora do Detran-AM. Nesse período, o órgão trabalhou com a campanha nacional “Amigo da Vez” e, em nível estadual, instituiu a “Balada Legal”, espécie de blitz educativa, na qual os agentes vão para os locais de grande movimentação noturna orientar sobre segurança no trânsito. As ações são acompanhadas de blitze e o uso do bafômetro.
Segundo Mônica Melo, em todas as campanhas, assim como a do “Amigo Legal”, o Detran-AM vem buscando reforçar a cultura de não misturar álcool e direção, embora as outras infrações, como o uso do cinto de segurança e do capacete e a exigência da habilitação, também sejam ressaltadas.
“O Amigo Legal não é só aquele que não consumiu bebida alcoólica. É o amigo que está devidamente habilitado para dirigir, respeita a sinalização, usa capacete, o cinto de segurança, e exige que os passageiros também o façam, ou seja, que respeita todas as normas de trânsito”, acrescenta, ao ressaltar que pesquisas apontam que nos casos de acidentes de trânsito, o que mais revolta a opinião pública é quando o motorista está sob efeito de bebida alcoólica.
Durante a campanha, o Detran-AM estará nas ruas com toda a sua equipe de fiscalização e de Educação no Trânsito. Haverá palestras em empresas e escolas, distribuição de material impresso, como folders e adesivos, entre outras ações a serem divulgadas no lançamento da campanha.
As ações terão caráter principalmente educativo, mas também punitivos. Os bafômetros continuarão em ação. Nos bares, onde o órgão pretende atuar para difundir a ideia do Amigo Legal, a abordagem será feita com bafômetro descartável para ver quem da turma pode dirigir. O escolhido ganhará uma pulseirinha do Amigo Legal e ficará encarregado da missão.
O conteúdo do site tem expressa autorização de publicação desde que informe a fonte.
Jornal de Humaitá – O portal de notícias do Amazonas
Load More Related Articles
Load More In Amazonas
Comments are closed.

Check Also

Filho ilustre de Humaitá é preso na 2º fase da operação Maus Caminhos

Manaus.  Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (13) a segunda fase da Operação Maus…