Humaitá/AM. Os 22 municípios que tiveram seus projetos aprovados pelo Conselho Estadual de Meio Ambiente (Cemaam) receberam nesta quinta-feira, dia 28 de julho, um kit de equipamentos para apoio nas atividades de rotina de seus órgãos municipais de meio ambiente. A entrega aconteceu durante o 2º Fórum de Secretários Municipais de Meio Ambiente do Amazonas, realizado desde ontem (quarta-feira, dia 27), sob a coordenação da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), no Centro de Treinamento Laura Vicunã. “Esse é um kit básico que todo secretário precisa como estrutura mínima para desenvolver melhor o seu trabalho”, disse Nádia Ferreira, no momento da entrega.


A primeira-dama Nejmi Aziz, presente na ocasião, parabenizou os secretários pela iniciativa de estarem reunidos para discutir os desafios da área ambiental, ressaltando que é necessário gerar oportunidade, mas pensando sempre na preservação ambiental do Estado. “Não fazemos nada sozinhos. O apoio dos secretários municipais na implementação de uma gestão ambiental que proporcione oportunidade às famílias do interior do Estado é o que o governador Omar Aziz e eu acreditamos. Portanto, equipar estas secretarias é um compromisso que estamos realizando”.

O Cemaam recebeu 40 projetos de 28 municípios do Estado, sendo, 22 direcionados à aquisição de equipamentos e 18 direcionados à capacitação de aproximadamente 360 servidores, com gastos de até R$ 8 mil por projeto de cada segmento, totalizando R$ 320 mil. Os recursos são advindos do Fundo Estadual do Meio Ambiente (Fema) – Resolução/Cemaam 004/2008.

Os kits são compostos de notebook, impressora, no-break, câmera fotográfica digital, GPS, aparelho de FAX e Datashow, entregues a 21 municípios: Apuí, Autazes, Beruri, Boca do Acre, Canutama, Carauari, Careiro, Careiro da Várzea, Codajás, Envira, Guajará, Humaitá, Itapiranga, Juruá, Nhamundá, Nova Olinda do Norte, Santa Izabel do Rio Negro, São Sebastião do Uatumã, Tabatinga, Tonantins e Urucurituba. O município de Presidente Figueiredo optou por adquirir uma motocicleta. A primeira-dama Nejmi Aziz anunciou a entrega de mais quatro motocicletas aos municípios.

A secretária municipal de Meio Ambiente do Careiro da Várzea, Lúcia Costa, salientou que esses equipamentos básicos serão de grande importância para a administração local do seu município. “Precisamos aprimorar as ações nas questões ambientais, e esse kit vai contribuir para agilizar o trabalho”. 

Para o secretário municipal de Meio Ambiente de Humaitá, Airton Brissow, o kit veio em momento estratégico para o município, principalmente por conta das ações educativas desenvolvidas no município. “A falta de GPS e Datashow, principalmente, retardava o nosso trabalho, pois estamos com uma campanha de educação ambiental no município e o GPS é fundamental tendo em vista o tamanho do Estado, as áreas ribeirinhas, etc”.

Dezoito municípios tiveram os projetos aprovados solicitando capacitações para fortalecer o corpo técnico das secretarias municipais: Envira, Boca do Acre, Canutama, Parintins, Tonantins, São Paulo de Olivença, Maués, Humaitá, Autazes, Apuí, Careiro da Várzea, e Carauari, Iranduba, Rio Preto da Eva, Itacoatiara, Juruá, São Sebastião do Uatumã e Presidente Figueiredo.

Os cursos a serem oferecidos são: Sistema Municipal de Meio Ambiente, Formação de Agentes Ambientais Voluntários, Capacitação Comunitária e Cultivo de Tambaqui em Tanques-Redes.

Benefício
Municípios
Valor Unitário
Valor Total
          21 Kits
Kits de Equipamentos (notebook, impressora, nobreak, câmera fotográfica digital, GPS, aparelho de FAX e Datashow)
Apuí, Autazes, Beruri, Boca do Acre, Canutama, Carauari, Careiro, Careiro da Várzea, Codajás, Envira, Guajará, Humaitá, Itapiranga, Juruá, Nhamundá, Nova Olinda do Norte, Santa Izabel do Rio Negro, São Sebastião do Uatumã, Tabatinga, Tonantins e Urucurituba
8.000,00
168.000,00
Optou por uma motocicleta
Presidente Figueiredo

    8.000,00
   18 Capacitações
(Sistema Municipal de Meio Ambiente, Formação de Agentes Ambientais Voluntários, Capacitação Comunitária e Cultivo de Tambaqui em Tanques-Redes.
Envira, Boca do Acre, Canutama, Parintins, Tonantins, São Paulo de Olivença, Maués, Humaitá, Autazes, Apuí, Careiro da Várzea, e Carauari, Iranduba, Rio Preto da Eva, Itacoatiara, Juruá, São Sebastião do Uatumã e Presidente Figueiredo
              8.000,00
            144.000,00
TOTAL
             320.000,00

O conteúdo do site tem expressa autorização de publicação desde que informe a fonte.
Jornal de Humaitá – O portal de notícias do Amazonas
faça um comentários
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais em Amazonas
Comments are closed.

Leia mais

Saiba como prevenir seus eletroeletrônicos dos danos causados pelas fortes chuvas

São Paulo, novembro de 2017 – Basta o Verão se aproximar para voltar a preocupação c…