Manaus – Vinte acadêmicos tiveram os projetos aprovados e passam a fazer parte da primeira turma selecionada pelo Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic) para o desenvolvimento de pesquisas na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon). As bolsas, cedidas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam), somam R$ 86,4 mil, mais 20% para o auxílio pesquisa, totalizando um investimento de R$ 103.680,00 em 12 meses. Elas começam a ser implementadas em agosto deste ano.

Segundo a diretora de Ensino e Pesquisa da FCecon, Kátia Luz Torres, as bolsas foram aprovadas pelo Conselho Diretor da Fapeam. Os selecionados têm até o dia 22 deste mês para enviar a documentação à Fapeam. A partir das pesquisas serão entregues relatórios parciais (a cada seis meses) e o relatório final, após um ano de desenvolvimento.
O projeto tem por objetivo fortalecer o grupo de pesquisa da Fundação, corroborando o papel da unidade no desenvolvimento deste tipo de trabalho de forma sistemática, já que, anualmente, serão inseridos outros 20 novos bolsistas, a partir do Paic, na equipe de pesquisadores do hospital. Além disso, a Fundação também terá o papel de incentivadora na produção e publicação de artigos científicos que servirão de base para trabalhos futuros na sociedade científica. Dessa forma, a unidade hospitalar, que é referência no tratamento terciário do câncer em toda a Amazônia Ocidental, passa a ser notada com mais frequência pelos órgãos fomentadores.
A entrada dos acadêmicos no ramo da pesquisa se deu a partir da análise dos projetos por uma banca formada por profissionais da Ufam e Hemoam, que atestaram a qualidade dos mesmos. Com eles, a equipe de pesquisadores do hospital é ampliada para 73 membros. O edital para o Paic foi lançado dia 13 de junho e as inscrições se estenderam até o dia 8 de julho.
Orientadores – Ao todo, os acadêmicos terão 13 orientadores, entre mestres e doutores. “A iniciativa de implantar o projeto na FCecon foi do próprio hospital, que já começa com uma capacidade instalada semelhante à de outros centros de pesquisa, inclusive os que já tinham o Paic”, explica.
Segundo a pesquisadora, todos os projetos estão voltados à área oncológica e multidisciplinar, pois entre os orientadores podem-se destacar as seguintes especialidades: pneumologia, hematologia, microbiologia, urologia, imagenologia, cirurgia, cardiologia, entre outros. Também estão inseridas na lista enfermagem, farmácia e bioquímica, entre outros.
A lista dos aprovados pode ser conferida no site da FCecon (www.fcecon.am.gov.br).
O conteúdo do site tem expressa autorização de publicação desde que informe a fonte.
Jornal de Humaitá – O portal de notícias do Amazonas
Load More Related Articles
Load More In Amazonas
Comments are closed.

Check Also

Filho ilustre de Humaitá é preso na 2º fase da operação Maus Caminhos

Manaus.  Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (13) a segunda fase da Operação Maus…