Pelo menos 125 hectares de área serão preparados para o plantio, na comunidade do Purupuru, no Careiro Castanho (a 88 km de Manaus). A ação, coordenada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), faz parte do projeto de Mecanização do Campo, que vai preparar 1 mil hectares em um ano, no Estado. O pré-lançamento do projeto será feito pelo titular da Sepror, Eron Bezerra, neste sábado, dia 30 de julho, às 9h, no km 21 da estrada de Autazes.

A ação faz parte das comemorações do Dia do Agricultor, que foi instituído pelo decreto nº 48.630, de 27 de julho de 1960, e celebrado em todo o país no dia 28 de julho. A ação beneficiará 125 famílias da comunidade. O custo do projeto Mecanização do Campo está orçado em R$ 51,5 milhões, sendo R$ 5,6 milhões oriundos do Governo do Estado e o restante proveniente de parcerias com o Banco do Brasil e Banco da Amazônia.

Entrega de minitrator – A comunidade de Purupuru é produtora de abacaxi, maracujá e hortaliças, cultivos que precisam de aragem do solo, feito atualmente de forma manual pelos produtores. A Sepror também vai doar um minitrator para a comunidade que, aposentando a enxada, produzirá mais e ganhará mais tempo e qualidade de vida.

As 125 famílias beneficiadas com a mecanização irão se revezar no uso do equipamento e, em pouco tempo, terão 125 hectares de áreas mecanizadas. Para o secretário de Produção Rural, Eron Bezerra, “o uso da tecnologia no campo tem proporcionado o desenvolvimento sustentável e oferecido dignidade ao trabalhador rural”.

Através da mecanização da terra dos agricultores familiares, evita-se o desmatamento da floresta, aumenta-se a produção e a renda de milhares de trabalhadores rurais. O projeto vai trabalhar com o aluguel de máquinas, distribuição e financiamento, sem juros, de tratores agrícolas.

Curso – Agricultores do local também serão capacitados no curso de agroecologia. As aulas acontecem nos dias 28 e 29 de julho, durante todo o dia, e irão contemplar 35 agricultores familiares. Eles irão aprender como produzir alimentos saudáveis por meio da utilização de adubos orgânicos.

A programação naquela comunidade encerra dia 30, sábado, como o pré-lançamento do projeto de Mecanização do Campo, que terá a participação do secretário de Estado de Produção Rural, Eron Bezerra.

O conteúdo do site tem expressa autorização de publicação desde que informe a fonte.

Jornal de Humaitá – O portal de notícias do Amazonas
faça um comentários
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais em Amazonas
Comments are closed.

Leia mais

‘DÃO’ é preso novamente por Tráfico de Drogas

Força Tática do 4ºBPM efetuou a detenção de PEDRO BRAGA RAMOS vulgo ‘DÃO’, …