Amazonas

Amazonastur realiza primeira exposição do Programa Artesanato Sustentável em Manaus

Amazonastur realiza primeira exposição do Programa Artesanato Sustentável em Manaus

Manaus – O Governo Estado, por meio da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), realizará a primeira exposição do Programa Artesanato Sustentável do Amazonas do dia 29 (segunda-feira) de agosto ao dia 3 (sábado) de setembro no Manauara Shopping (avenida Mário Ypiranga, antiga Recife, nº 1.300, Adrianópolis, zona Centro-Sul). A abertura da exposição será às 17h e contará com representantes de trading local e nacional.

O objetivo da exposição é apresentar ao público local um dos programas que hoje é um case de sucesso no setor e que beneficia, segundo informou a presidente da Amazonastur, Oreni Braga, as famílias de mais de 200 artesãos.

O Programa Artesanato Sustentável ganhou destaque após várias participações em feiras nacionais e internacionais do setor, como o Salão de Negócios da Fashion Rio (Rio à Porter), o Brazil Premier Travel Event For The International Market (Brite 2011), Feira de Artesanato de Firenze(Itália), Feira Internacional de Lisboa (Portugal), entre outros eventos.
Além das participações em grandes eventos turísticos, o programa ganhou o interesso de um grupo de empresários espanhóis (El Corte Inglês), que comprou mais de quatro mil peças dos artesãos amazonenses que participam do Artesanato Sustentável para comercializá-las em 80 lojas na Europa.
Divulgação em Manaus – Oreni Braga disse que chegou a hora dos próprios amazonenses conhecerem o programa, que foi criado para dar visibilidade à produção dos artesãos locais. “Não ensinamos a arte a ninguém. O que fizemos foi moldar esses artistas para que eles produzissem com mais qualidade e de maneira sustentável”.
O público local irá conhecer as peças artesanais que apresentam novas técnicas, como a de tingimento natural, que substitui as cores industriais por cores naturais extraídas de frutos, como açaí, banana, jenipapo, peão-roxo, entre outros. “Iremos apresentar aos amazonenses e aos turistas que passarem pelo local o resultado deste programa”, frisou a presidente do órgão.
Preservação da Amazônia – Oreni Braga lembrou que para dar mais visibilidade e gerar uma renda maior aos artesãos, a Amazonastur apresentou uma proposta ao El Corte Inglês para desenvolver uma linha sustentável de moda, a qual se encontra em análise.
A Amazonastur também está articulando a produção de acessórios para que eles possam ser comercializados pela Companhia Aérea Portuguesa (TAP). “A proposta é que os artesãos criem uma linha de necessáire, que será produzida com fio de tucum e arumã e distribuída na Classe Executiva e Primeira Classe dessa empresa. A priori, eles acharam a ideia interessante, pois poderão agregar valor à imagem da companhia com a preservação da Amazônia e de responsabilidade social”, comentou.
Capacitação – O Programa Artesanato Sustentável do Amazonas realizou capacitações de artesãos em Manaus, Iranduba, Novo Airão, Parintins, Barreirinha, São Gabriel e Tefé, considerados os destinos indutores do turismo no Estado.
Nas oficinas, os artesãos tiveram aulas de sensibilização para o turismo, design (novos produtos e novas técnicas), associativismo e cooperativismo, comercialização e educação ambiental (manejo participativo).
Outro trabalho fundamental do projeto foi a criação da marca Amazonas nas peças criadas pelos artesãos. Esse recurso possibilita que a procedência do produto seja reconhecida em qualquer lugar do mundo.
Além da marca, o programa vem sendo apresentado nas principais feiras do setor, o que possibilita aos artesãos negociarem diretamente com o público final, eliminando qualquer participação de atravessadores. Em toda viagem, dois artistas levam as criações e o portfólio do programa.
O conteúdo do site tem expressa autorização de publicação desde que informe a fonte.
Jornal de Humaitá – O portal de notícias do Amazonas

Comentários

Comentários

Amazonas

More in Amazonas

Urgente! Adolescente é apreendido suspeito de homicídio em Manicoré-AM

Jornal de Humaitá23 23America/Manaus novembro 23America/Manaus 2017

José Ricardo volta a cobrar instalação da CPI da Saúde

Jornal de Humaitá23 23America/Manaus novembro 23America/Manaus 2017

Safra do guaraná em Maués (AM) já rendeu 200 toneladas

Jornal de Humaitá23 23America/Manaus novembro 23America/Manaus 2017

Em Manicoré, menor de 15 anos é apreendido pelo crime de posse ilegal de arma de fogo e ameaça

Jornal de Humaitá23 23America/Manaus novembro 23America/Manaus 2017

Polícia Militar prende homem suspeito de trocar tiros com facção rival em tapauá

Jornal de Humaitá23 23America/Manaus novembro 23America/Manaus 2017

Urgente! Ônibus de Apuí(AM) com destino a Porto Velho (RO) capota

Jornal de Humaitá22 22America/Manaus novembro 22America/Manaus 2017

PM prende homem acusado de Latrocínio em Manicoré

Jornal de Humaitá20 20America/Manaus novembro 20America/Manaus 2017

Polícia Militar apreende contrabando de cigarros, Quelônios e cocaina em Manicoré- AM

Jornal de Humaitá20 20America/Manaus novembro 20America/Manaus 2017

PM PRENDE HOMEM ACUSADO DE ENTRAR EM SALÃO DE BELEZA E AMEAÇAR FUNCIONÁRIOS COM ARMA DE FOGO

Jornal de Humaitá20 20America/Manaus novembro 20America/Manaus 2017
Seja bem vindo.

Categorias

Arquivos

Copyright © 2017 Jornal de Humaitá