Uma das áreas visitadas foi o PAF Curuquetê, em Lábrea. Uma das ações realizadas foi o cadastro de famílias que têm interesse em manejo florestal comunitário

Assentamento Florestal (PAF) Curuquetê, localizado no município de Lábrea no Sul do Amazonas (Ibama)

O Instituto Nacional de Colonização Agrária (Incra) realizou na semana passada algumas ações, incluindo notificações de posseiros irregulares, junto às famílias beneficiadas pelo programa de reforma agrária no sul do Amazonas.

Os três assentamentos rurais visitados pelos técnicos foram o Projeto de Assentamento Florestal (PAF) Curuquetê – criado para a exploração sustentável de madeira -, e dois Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS), o Gedeão e o João Bento. Um total de 200 familias são beneficiadas.
A superintendente do Incra no Amazonas, Maria do Socorro Feitosa, informou que durante toda semana seis técnicos da Superintendência Regional percorreram vicinais, visitaram os pequenos lotes e reuniram-se com os assentados.
“Temos um desafio em oferecer apoio a famílias em uma área difícil para atuação do Incra, pois estamos longe e o acesso é complicado; mesmo assim, temos nos empenhado e conseguido levar as políticas publicas”, completa Feitosa.
No PDS Gedeão, o Incra efetivou a notificação de posseiros irregulares. “São pessoas que não fazem parte da seleção de famílias feitas pelo órgão; é importante garantir a terra para aquelas que de fato necessitam e cumprem as normas”, disse a coordenadora desta ação, a servidora do Incra Adriana Lima.
No PAF Curuquetê, criado há dois meses, o Incra foi ouvir a reivindicação das famílias que já moram na área.
Tambem, deu continuidade ao trabalho de cadastro daquelas que tem interesse em atuar com o manejo florestal comunitário. Os trabalhos foram conduzidos pela Divisao de Obtencao de Terras.
O PDS João Bento está em fase final de criação dependendo de licença no órgão ambiental e do procedimento de arrecadação da gleba.
“São 42 familias que vivem de pecuária de baixo impacto e outras culturas anuais em pequenas áreas. O Incra tem total interesse em garantir os programas oficiais de acesso a terra e de credito”, completou Ronaldo Santos, Engenheiro Agrônomo do Incra Amazonas.
O conteúdo do site tem expressa autorização de publicação desde que informe a fonte.
Jornal de Humaitá – O portal de notícias do Amazonas
faça um comentários
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais em Amazonas
Comments are closed.

Leia mais

‘DÃO’ é preso novamente por Tráfico de Drogas

Força Tática do 4ºBPM efetuou a detenção de PEDRO BRAGA RAMOS vulgo ‘DÃO’, …