A Controladoria-Geral do Estado (CGE), em parceria com a Secretaria de Estado de Articulação de Políticas Públicas aos Movimentos Sociais e Populares (Searp) e Ouvidoria Geral do Estado, realiza, nesta sexta-feira (19), o lançamento da 1ª Conferência Estadual sobre Transparência e Controle Social, às 15h, no auditório da Reitoria da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), na Avenida Djalma Batista, Chapada, zona centro-sul de Manaus.

O objetivo do lançamento da Conferência Estadual, que vai acontecer nos dias 6 e 7 de dezembro deste ano, em Manaus, é reunir entidades representativas de segmentos da sociedade civil, conselhos de política pública e membros do poder público para apresentar os objetivos do evento e formar a Comissão Organizadora Estadual (COE), responsável por discutir e aprovar o regimento interno da conferência.
Dos membros que vão formar a COE, 60% devem ser representantes da sociedade civil, 30% do poder público e 10% dos conselhos de políticas públicas. Entre as funções da comissão está a definição dos detalhes do evento e o estabelecimento de critérios da eleição dos delegados que vão representar o Amazonas na 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social (Consocial), que ocorrerá em Brasília (DF) entre os dias 18 e 20 de maio de 2012.
“Essa conferência representa um avanço na transparência pública, pois, pela primeira vez no Brasil, qualquer cidadão poderá participar apontando propostas sobre o tema ‘A Sociedade no Acompanhamento e Controle da Gestão Pública’. O resultado de todas essas discussões, após a etapa nacional, vai subsidiar a elaboração do Plano Nacional de Transparência e Controle Social”, disse o Controlador-Geral do Estado e Coordenador Executivo Estadual, Leopoldo Peres Sobrinho.
Transparência – A Conferência Estadual também é uma etapa preparatória para o evento nacional com o objetivo de encaminhar diretrizes e delegados à Conferência Nacional, que visa fortalecer os mecanismos de transparência dos gastos públicos.
Entre os eixos temáticos, está a promoção da transparência e acesso à informação e dados públicos, mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública, a atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle e as diretrizes para a prevenção e o combate à corrupção.
Durante a conferência, os participantes vão poder discutir os mecanismos atuais de transparência pública e propor novas medidas para fortalecer o acompanhamento da gestão governamental. O ato de lançamento da 1a Conferência Estadual sobre Transparência e Controle Social ocorrerá na sexta-feira (19), a partir das 15hs, no auditório da Reitoria da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), localizada na Avenida Djalma Batista, Chapada, zona Centro-Sul de Manaus.
O conteúdo do site tem expressa autorização de publicação desde que informe a fonte.
Jornal de Humaitá – O portal de notícias do Amazonas
Load More Related Articles
Load More In Amazonas
Comments are closed.

Check Also

Filho ilustre de Humaitá é preso na 2º fase da operação Maus Caminhos

Manaus.  Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (13) a segunda fase da Operação Maus…