Manaus – Ao chegar à sua 34ª edição, os Jogos Escolares do Amazonas (Jeas) entraram na fase final de competições reunindo 18 mil estudantes de escolas públicas e privadas, da capital e do interior. Este ano, o Jeas, que terá extensa programação esportiva até o dia 12 de agosto próximo, mobilizou mais de 320 mil jovens desde o início do ano, bem acima do registrado no ano passado, com 260 estudantes.

Além do aumento no número de participantes, o Jeas deste ano está ofertando 25 modalidades, dentre as quais duas novidades: Capoeira e Triathlon. “Nossa expectativa para o ano que vem é de continuar crescendo, colocando ainda mais modalidades”, afirmou o titular da Secretaria de Estado do Esporte (Sejel), Júlio César Soares, na solenidade de abertura realizada na última quarta-feira, 3 de agosto, na Arena Amadeu Teixeira.
Sob o tema “O esporte é a nossa bandeira”, as competições do Jeas deste ano iniciaram no mês de abril, quando foram realizadas as etapas seletivas em mais de 700 escolas, contemplando as redes estadual de ensino, particular e federal. Da mesma forma como nos anos anteriores, as instituições vencedoras serão premiadas com medalhas e troféus.
O diferencial do Jeas, na avaliação do secretário estadual de Educação, Gedeão Amorim, é a inclusão de jovens portadores de deficiência nas disputas. Para ele, além de otimizar a convivência dos alunos com a comunidade, a adesão ao evento esportivo também é capaz de render melhorias ao desempenho escolar dos novos talentos do esporte.
“O desempenho escolar de todos os atletas é sempre muito melhor, porque a atividade física, a orientação formativa e educativa dos jovens faz com que eles melhor assimilem a convivência do seu comportamento”, analisou Gedeão Amorim, acrescentando que o Jeas também trabalha na classificação de equipes para disputas em jogos de nível nacional.
As modalidades ofertadas este ano são Atletismo, Basquetebol, Canoagem, Capoeira, Ciclismo, Corrida de Orientação, Futebol de Campo, Futebol de Salão, Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Handebol, Jiu-Jitsu, Judô, Karatê, Luta Olímpica, Natação, Pólo Aquático, Queimada, Remo, Taekwondo, Tênis de Mesa, Triathlon, Vôlei de Areia e Xadrez.
A tabela de jogos e os resultados oficiais das disputas estarão disponíveis no site da Sejel, através do www.sejel.am.gov.br.
O conteúdo do site tem expressa autorização de publicação desde que informe a fonte.
Jornal de Humaitá – O portal de notícias do Amazonas
Load More Related Articles
Load More In Amazonas
Comments are closed.

Check Also

Filho ilustre de Humaitá é preso na 2º fase da operação Maus Caminhos

Manaus.  Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (13) a segunda fase da Operação Maus…