Governador do Amazonas: Omar Aziz
Manaus – O governador do Amazonas, Omar Aziz, confirmou nesta quinta-feira, dia 11 de agosto, a anulação do concurso da Defensoria Pública e anunciou a realização de um novo certame. Omar não detalhou sobre data, mas adiantou que o novo concurso será feito pela Secretaria Estadual de Administração (Sead) ou pelo Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).

O governador também tranquilizou os candidatos que participaram do primeiro concurso. “As pessoas que fizeram o concurso, não serão prejudicadas. Elas o farão novamente sem pagar absolutamente nada”, disse o governador, que esteve na manhã desta quinta-feira, na Câmara Municipal de Manaus.
O concurso público, que teve sua primeira etapa realizada no dia 26 de junho, oferecia 60 vagas para os cargos de defensor público nos municípios do interior. No dia 1º de agosto, o governador determinou a anulação do concurso, após denúncias de supostas irregularidades, protocoladas no Ministério Público do Estado (MPE).
Zona Franca – O governador voltou a cobrar o compromisso assumido pela presidente Dilma Rousseff em relação à preservação da Zona Franca de Manaus e de ajuda no projeto de mobilidade urbana da cidade. Os dois assuntos foram tratados por ele na última terça-feira em mais uma rodada de reuniões em Brasília.
“Ela (Dilma) assumiu, lá atrás, o compromisso com a gente em preservar, prorrogar e ampliar a Zona Franca de Manaus para a Região Metropolitana e disse que nos ajudaria na mobilidade urbana. Por isso tenho ido à Brasília cobrar”, frisou.
Outro assunto que Omar Aziz tem levado a Brasília é a necessidade de o Governo Federal frear a importação de condicionadores de ar split da China, que estaria ameaçando os mais de 7 mil empregos gerados por este setor na Zona Franca de Manaus. Segundo o governador, até pouco tempo, o Amazonas era responsável por 80% da produção de split comercializada no mercado nacional, mas com a importação feita pelos Estados de Santa Catarina e Espírito Santo, sem a cobrança de ICMS, o aparelho chinês está sendo vendido mais barato, numa concorrência desleal.
O governador aguarda uma decisão da Câmara de Comércio Exterior (Camex) a respeito do aumento do Imposto Sobre Produto Industrializado (IPI) para os splits importados, o que permitiria a competitividade dos produtos da Zona Franca.
Mobilidade urbana – O governador também disse aguardar uma resposta do Governo Federal sobre o pedido de recursos para o projeto de Mobilidade Urbana. Na terça-feira, ele apresentou à ministra do Planejamento, Miriam Belchior, o projeto que prevê mais de 280 km de intervenções viárias e um novo sistema de transporte coletivo para a cidade. O projeto todo está orçado em cerca de R$ 3 bilhões.
Omar Aziz disse que vai reunir-se no fim de semana com o prefeito Amazonino Mendes para tratar sobre o projeto e outras questões referentes à cidade de Manaus. O Programa de Mobilidade Urbana do Governo do Amazonas prevê soluções que vão atender as necessidades da capital do Estado e região Metropolitana por um período aproximado de 30 anos. São 282,5 km de intervenções viárias, além de um novo sistema de transporte coletivo integrado, que inclui a implantação do monotrilho, no sentido Norte/Centro e o BRT (Bus Rapid Transit) Leste/Centro, sendo este último sob a responsabilidade da Prefeitura de Manaus.
Entre as intervenções previstas estão um anel viário para desviar o transporte de carga do Distrito Industrial, a segunda fase da Avenida das Torres, que vai sair da Timbiras, na Cidade Nova até a AM-10; as avenidas Max Teixeira, Coronel Teixeira e Desembargador João Machado (estrada dos Franceses) ganharão novos trechos interligando-as à avenida do Turismo; a desembargador João Machado será duplicada e uma outra nova via vai interligar os viadutos do complexo de Flores à avenida das Torres.
O conteúdo do site tem expressa autorização de publicação desde que informe a fonte.
Jornal de Humaitá – O portal de notícias do Amazonas
faça um comentários
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais em Brasil
Comments are closed.

Leia mais

‘DÃO’ é preso novamente por Tráfico de Drogas

Força Tática do 4ºBPM efetuou a detenção de PEDRO BRAGA RAMOS vulgo ‘DÃO’, …