Manaus – A Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) abrirá, entre os dias 15 e 19 de agosto, matrículas para o preenchimento de 1,5 mil vagas em 19 cursos livres e oficinas nas áreas de idiomas, informática, artes e qualidade de vida. As aulas terão início no mês de setembro.

As matrículas serão feitas em períodos e locais distintos, em horário comercial. Nos dias 15 a 17, ocorrem na sede da UnATI, situada no bloco B da Escola Superior de Saúde (ESA), avenida Carvalho Leal, 1777, bairro Cachoeirinha. Nos dias 18 e 19 é a vez das inscrições no Centro Estadual de Convivência do Idoso (Ceci) da Aparecida, na rua Wilker de Matos, s/n, zona sul.
Os interessados devem ter idade igual ou superior a 55 anos e, no ato da matrícula, portar cópias da Carteira de Identidade, CPF (Cadastro de Pessoa Física), duas fotos 3×4 e comprovante de residência. Também será necessário levar um quilo de alimento não perecível, que será doado a instituições sociais de Manaus.
Modalidades
Para os cursos livres, haverá vagas para idiomas – inglês, espanhol, francês e português – nos níveis básico e intermediário, com carga horária de 30 horas; e para informática básica e avançada, com carga horária de 30 e 60 horas, respectivamente. Para estes, além da documentação, será preciso apresentar certificado de conclusão do ensino fundamental.
As oficinas, com carga horária de 30 e 60 horas, abordarão temas envolvendo a qualidade de vida e a reintegração social do idoso, entre os quais dança de salão; pilates; violão; fotografia digital; caminhada; espiritualidade no cotidiano; exercícios de memória; envelhecimento e alimentação saudável.
Além da sede da UnATI e o Centro do Idoso da Aparecida, as aulas serão ministradas na Escola Superior de Ciências Sociais, no bairro Cachoeirinha, zona Sul de Manaus, e na Escola Superior de Artes e Artes e Turismo, no centro da cidade.
Sobre a UnATI
Desde 2007, a UnATI/UEA já certificou mais de três mil idosos em cursos e oficinas voltados ao envelhecimento saudável e capacitação profissional. Para o próximo ano, a instituição terá sede própria, conforme anunciado pelo governador Omar Aziz, que será no novo Centro Estadual de Convivência da Família Madalena Daou, em obras na avenida Brasil, entre os bairros Santo Antônio e São Jorge.
Outra novidade programada para a UnATI é a expansão de sua atuação aos principais núcleos da UEA localizados nos municípios do interior do Estado. Esse projeto de interiorização está em planejamento e tem início previsto para o ano que vem.
Paralelo à atenção à melhor idade, a instituição também oferece cursos de especialização em gerontologia, com duração de 14 meses, realizados por meio de convênios com entidades de saúde. A UnATI está com a quinta turma em andamento, já tendo formado 280 gerontólogos.

O conteúdo do site tem expressa autorização de publicação desde que informe a fonte.

Jornal de Humaitá – O portal de notícias do Amazonas
faça um comentários
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais em Amazonas
Comments are closed.

Leia mais

Brasil conquista pela primeira vez prêmio no Forbes Travel Guide

Belmond Hotel das Cataratas, localizado Parque Nacional do Iguaçu é o primeiro da América …