Guia do Estudante indica 11 cursos da instituição entre os melhores do Brasil
Núcleo da UEA em Humaitá
Humaitá-AM – O curso de Odontologia da Universidade do Estado do Amazonas está entre os mais bem avaliados do país segundo o Guia do Estudante, publicação da Editora Abril a ser lançada no início de outubro. Outros 10 cursos da instituição também receberam notas altas dos especialistas convidados todos os anos pela editora para avaliar as universidades brasileiras.

Na análise geral, o desempenho da UEA foi melhor que o do ano passado, com evolução nas avaliações dos cursos de Administração, Dança, Enfermagem, Turismo e Direito, que subiram de três para quatro estrelas. O curso de Odontologia recebeu cinco, a pontuação máxima no Guia. Os cursos de Engenharia Civil, Medicina e Música mantiveram o mesmo conceito, com três estrelas.
“O avanço dos cursos é resultado dos investimentos que o Governo do Estado está fazendo. E não estamos falando apenas de equipamentos e espaço físico. Estamos investindo nas pessoas, nos profissionais que fazem da UEA uma referência para o país”, avalia o reitor da Universidade, professor José Aldemir de Oliveira, lembrando que o próximo vestibular terá novos cursos que priorizam a saúde e a gestão pública no interior.
Serão mais de 1.600 vagas, a maioria para municípios do interior, aprovadas pelo Conselho da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). A decisão do Consuniv, instância soberana da UEA, atende determinação do governador Omar Aziz para ampliação da UEA, com a oferta de maior número de vagas nos municípios do interior em cursos estruturados a partir de rigorosas análises técnicas das atuais demandas do estado, destacou o reitor.
Segundo o professor Luciano Balbino dos Santos, pró-reitor adjunto de Interiorização da UEA e um dos coordenadores do estudo para novos cursos, disse que a definição segue uma exigência natural do processo de desenvolvimento do Amazonas. “O curso de Tecnologia em Agrimensura é um exemplo das respostas que a UEA está buscando para preparar profissionais capacitados para o mercado de trabalho”, disse, referindo-se aos programas federais e do Governo do Amazonas voltados à regularização fundiária, principalmente nos municípios do interior.
Profissionais qualificados
Mais de 800 profissionais qualificados por cursos da UEA entram no mercado de trabalho a partir deste mês. Somente na área de Saúde, 112 jovens doutores formados em Medicina, Odontologia e Enfermagem.
Esta semana, 70 bacharéis em Direito colaram grau no auditório do Ministério Público , como é o caso do indígena Divan de Andrade, de 49 anos que se formou ao lado do filho Nelson Silas, de 24 anos. Pai e filho vieram de Cucuí distante quase 200 quilômetros de São Gabriel da Cachoeira para realizar um sonho. “Quem poderia imaginar que eu teria meu pai se formando no mesmo dia que eu? Eu devo esse sonho à UEA” afirmou Nelson, emocionado.
Vestibular de acesso 2012 / Novos cursos

Bacharelado em Saúde Coletiva
1 – Boca do Acre
2 – Carauari
3 – Careiro Castanho
4 – Coari
5 – Eirunepé
6 – Humaitá
7 – Itacoatiara
8 – Lábrea
9 – Manacapuru
10 – Manaus
11 – Manicoré
12 – Maués
13 – Novo Aripuanã
14 – Parintins
15 – Presidente Figueiredo
16 – São Gabriel da Cachoeira
17 – Tabatinga
18 – Tefé.
Tecnologia em Gestão Pública

1 – Boca do Acre
2 – Carauari
3 – Careiro Castanho
4 – Coari
5 – Eirunepé
6 – Humaitá
7 – Itacoatiara
8 – Lábrea
9 – Manacapuru
10 – Manicoré
11 – Maués
12 – Novo Aripuanã
13 – Parintins
14 – Presidente Figueiredo
15 – São Gabriel da Cachoeira
16 – Tabatinga
17 – Tefé
18 – Anori
19 – Apuí
20 – Beruri
21 – Fonte Boa
22 – Itapiranga
23 – São Paulo de Olivença
24 – Borba
Tecnologia em Agrimensura

1 – Manaus
2 – Humaitá
3 – Itacoatiara
O conteúdo do site tem expressa autorização de publicação desde que informe a fonte.
Jornal de Humaitá – O portal de notícias do Amazonas
faça um comentários
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais em Amazonas

Leia mais

Brasil conquista pela primeira vez prêmio no Forbes Travel Guide

Belmond Hotel das Cataratas, localizado Parque Nacional do Iguaçu é o primeiro da América …