A atividade de piscicultura está alcançando novos horizontes no município do Careiro da Várzea (a 25 km de Manaus) com o apoio do Governo do Estado, por meio Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam). O órgão tem desenvolvido, por meio da sua Unidade Local (UnLoc) no Careiro da Várzea várias ações de capacitação do setor, entre elas cursos, palestras, debates e atividades de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater).

A equipe da UnLoc de Careiro da Várzea também tem levou aos piscicultores do munícipio novas técnicas e conhecimentos sobre piscicultura, aquicultura e associativismos. Por conta desse trabalho, que segue a orientação do governador Omar Aziz, de levar conhecimento e técnica para desenvolver ainda mais o setor primário do interior do Estado.
O apoio oferecido pelo governo estadual começa a dar resultados em curto tempo. Neste ano, a Cooperativa dos Piscicultores e Aquicultores do Careiro da Várzea (Coopacarv) iniciará a exportação de peixes ornamentais tanto para demais estados brasileiros quanto para o exterior.
A cooperativa, que atualmente possui 36 associados, recebeu no dia 20 de janeiro, o Certificado de Regularidade do Sistema OCB/Sescoop-AM (Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Amazonas/Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Amazonas), que confere à ela o reconhecimento em nível regional.
Segundo Marcos Silveira, presidente da Coopacarv,são capturados cerca de dez mil unidades de peixe ornamental por temporada, (de agosto a janeiro), número este suficiente para atender o mercado.
O processo de comercialização do peixe para Manaus é realizado por uma empresa particular, no entanto, segundo Silveira, já há interesse de empresas paraenses para a compra e comercialização dos peixes ornamentais. Além dos peixes ornamentais, também há a produção de tambaquis, matrinxã e pirarucu, destinados ao abastecimento do mercado local. Por ano, são comercializadas 10 toneladas de tambaqui, conforme dados da própria Associação.
O conteúdo do site tem expressa autorização de publicação desde que informe a fonte.
Jornal de Humaitá – O portal de notícias do Amazonas
Carregar mais artigos relacionado
Carregar mais em Jornal de Humaitá

Deixe uma resposta

Verifique também

Movimento Transparência Partidária entregam petição para Gilmar Mendes

O Movimento Transparência Partidária em parceria com outras 18 organizações entregou esta …