Foto Chico Batata
Manaus-Am. Projetos desenvolvidos pelo Governo do Amazonas nas áreas de Segurança Pública, Assistência Social e Educação deverão ser adotados como modelo pelo Governo de Rondônia para implantação no Estado nos próximos anos. O governador rondoniense, Confúcio Moura, e comitiva de secretários de Estado conheceram, na manhã desta segunda-feira (27), detalhes do programa Ronda no Bairro, do funcionamento do Sistema Integrado de Segurança Pública, dos projetos ‘Ame a Vida’ e ‘Jovem Cidadão’ e do modelo de Escola de Tempo Integral.


“O objetivo maior da minha visita a Manaus é conhecer serviços de sucesso implantados pelo governo amazonense e que têm adquirido confiança da população, principalmente na área de segurança pública, nas salas de atendimento de hospitais, humanização de serviços, assistência social e educação. Nós estamos aqui para conhecer os modelos, a aplicação, a praticabilidade para implantar também no Estado de Rondônia”, afirmou Confúcio Moura.

O vice-governador do Amazonas, José Melo, recebeu o governador de Rondônia e a comitiva dele, formada por secretários de Estado de Segurança, Assistência Social e Educação, no Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), na Avenida André Araújo, Aleixo, zona centro-sul. A unidade, reformada e reequipada como parte dos investimentos realizados pelo governador Omar Aziz na reestruturação das forças de segurança pública para o programa Ronda no Bairro, teve sua capacidade ampliada. O número de atendentes do 190 e do 193 foi duplicado, aumentando a capacidade de atendimento à população e diminuindo o tempo de espera das chamadas.

“Esse modelo do Ciops nos chamou bastante atenção. Serviço de qualidade, com rapidez no atendimento à população, que é o que nós buscamos”, destacou Confúcio, que também conheceu uma das viaturas do Ronda no Bairro, que possuem alta tecnologia embarcada.

O trabalho integrado das Polícias Civil e Militar e o atendimento social oferecido nos Distritos Integrados de Polícia (Dip’s) chamou a atenção do governador de Rondônia. “Esse é um ambiente que chega a não parecer com o de uma delegacia, como a gente está acostumado a ver”, disse Confúcio Moura durante visita ao 13º DIP, localizado no bairro Cidade de Deus, zona norte de Manaus, onde o programa Ronda no Bairro já está implantado.

Na área social, o interesse do Governo de Rondônia é pelos projetos ‘Ame a Vida’, que promove ações para resgate de jovens em situações de risco; o  ‘Jovem Cidadão’, com atividades sociais, esportivas e culturais destinadas a jovens entre 15 e 17 anos; o Barco do PAI, que faz atendimento de famílias ribeirinhas carentes;  e o ‘Escola Solidária’, que reúne diversos serviços públicos em um só espaço para atender as principais demandas da polução. Os projetos são coordenados pela Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) com a parceria de outros órgãos do Governo do Amazonas. Na Educação, o Centro de Mídias da Secretaria de Estado de Educação e o modelo de Centro de Educação de Tempo Integral (CETI) também despertaram interesse do Governo de Rondônia para implantação no Estado.

José Melo disse que o Governo do Estado vai fornecer todo o material teórico e a experiência técnica adquiridas com os projetos para o Estado vizinho e dará todo o apoio técnico necessário para a implantação dos modelos. “Nós vamos oferecer todo o apoio necessário para que eles possam implantar não só o Ronda no Bairro, mas outros tipos de atividade que nosso governo desenvolve, como por exemplo, o guarda-chuva social, que é extremamente importante para a população”, destacou.

O conteúdo do site tem expressa autorização de publicação desde que informe a fonte.

Jornal de Humaitá – O portal de notícias do Amazonas
Carregar mais artigos relacionado
Carregar mais em Jornal de Humaitá

Deixe uma resposta

Verifique também

MPT encontra indícios de demissão discriminatória por idade na Estácio de Sá

Levantamento feito em uma lista de 77,8% dos professores dispensados mostra que eles têm m…