Manaus-AM. Por determinação do governador Omar Aziz, as 11.180 famílias da calha do Juruá afetadas pela enchente e intempéries serão beneficiadas com o cartão Amazonas Solidário, que irá disponibilizar recursos da ordem de R$ 4 milhões, sendo R$ 400 para cada família. O Amazonas Solidário está sendo disponibilizado pelo governo estadual em parceria com o banco Bradesco.

O titular do Subcomando de Ações de Defesa Civil (Subcomadec), tenente-coronel Roberto Rocha, explicou que o órgão está atuando em conjunto com o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), a Polícia Militar (PM) e o Exército Brasileiro, formando uma força-tarefa para agilizar o cadastramento das famílias, que será feito casa a casa, a partir desta terça-feira, 28 de fevereiro.

“Nós também iremos receber o apoio da Defesa Civil de cada munícipio e da SDS (Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável) e Idam (Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal do Estado do Amazonas). Essas parcerias são importantes porque nos auxiliará a adentrar em todas as comunidades rurais”.

Os municípios da calha do Juruá que estão em situação de emergência são Envira, Eirunepé, Guajará, Ipixuna, Carauari, Itamarati, Juruá e Boca do Acre. Os municípios mais atingidos foram Boca do Acre, onde 22.276 pessoas foram afetadas, e Eirunepé, com 9.868 pessoas afetadas.

Nessa região foram afetadas 11.180 famílias de 513 comunidades. O Governo do Estado iniciou o socorro à região no último dia 20 de fevereiro e está disponibilizando um total de 8.600 cestas básicas, 2.950 medicamentos, 8.600 kits de higiene e 8.600 kits de limpeza.

O conteúdo do site tem expressa autorização de publicação desde que informe a fonte.

Jornal de Humaitá – O portal de notícias do Amazonas
faça um comentários
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais em Jornal de Humaitá

Deixe uma resposta

Check Also

O Natal, crise de ansiedade e depressão

Você sabia que aumenta a incidência de casos de crise de ansiedade ou mesmo de depressão c…