Desembarcam neste sábado, 10 de março, em Manaus, cerca de 40 técnicos da Federação Internacional de Futebol (Fifa, sigla e francês) e do Comitê Organizador Local (COL) da Copa de Mundo de Futebol de 2014. O grupo fará uma visita técnica à Arena da Amazônia, às 10h, e será recebido por uma comitiva local formada por secretários e técnicos do Governo do Amazonas e da Prefeitura de Manaus.

A Visita de Monitoramento de Estádios tem o objetivo de avaliar como as equipes locais estão planejando a mobilidade urbana, segurança, estruturas que devem ser instaladas no entorno das arenas onde acontecerão os jogos, entre outros requisitos necessários à realização dos eventos em cada capital.

“Essas inspeções têm como objetivo analisar e adequar o planejamento operacional dos estádios, que é extremamente complexo. O plano envolve esquema especial de tráfego, checagem de segurança, orientadores de público, área de exposição dos afiliados comerciais, tendas de hospitalidade, estrutura para a TV e muito mais”, explicou Tiago Paes, gerente de operações em estádios do COL.

Antes da visita às obras da Arena da Amazônia, representantes da cidade-sede Manaus apresentarão, na Sede do Governo (avenida Brasil, Compensa II, zona oeste), como está planejado o funcionamento das estruturas que serão instaladas no entorno da Arena da Amazônia, além do estágio de execução da obra do estádio.

De acordo com o coordenador da Unidade Gestora do Projeto Copa (UGP Copa), Miguel Capobiango Neto, Manaus tem a vantagem de utilizar menos estruturas temporárias e aproveitar as estruturas fixas que já existem nas proximidades da nova arena. “Nós vamos utilizar a Arena Amadeu Teixeira, o Centro de Convenções do Amazonas (CCA), que deve ser inaugurado no final do ano, o Sambódromo e a Vila Olímpica para abrigar as estruturas de apoio necessárias à realização Copa, como o centro de mídia, área de hospitalidade da Fifa, voluntariado, central de segurança entre outros”, afirmou.

Após a visita na Arena da Amazônia, as comitivas retornam para a Sede do Governo, onde farão debates, recomendações e ajustes necessários ao planejamento apresentado, considerando as observações verificadas na obra e entorno.

Os técnicos da Fifa e do COL iniciaram esta série de visitas às cidades-sede no último dia 6, terça-feira, por São Paulo, Porto Alegre (RS), Curitiba (PR) e Cuiabá (MT). Amanhã eles estarão em Manaus e no domingo seguem para Natal (RN). Estas visitas técnicas estão acontecendo a cada seis meses, mas tendem a ficar cada vez mais frequentes, na medida em que a Copa de 2014 se aproxima.

Entrevista – Após a chegada das comitivas na Arena da Amazônia, um representante da Fifa e outro do COL farão um pronunciamento à imprensa local e responderão questionamentos referentes ao objetivo da 2ª Visita de Monitoramento de Estádios. O pronunciamento e entrevista estão agendados para as 10h30, na Arena da Amazônia.

SERVIÇO

Visita de Monitoramento de Estádios (FIFA/COL)

Data: 10/03/2012, sábado

Hora: 10h. O pronunciamento à imprensa ocorrerá às 10h30

Local: Arena da Amazônia (avenida Constantino Nery, s/nº – Chapada, ao lado da Arena Amadeu Teixeira)

Informações importantes: com o objetivo de resguardar a segurança de todos, após a oportunidade de imagens e entrevista com os representantes da FIFA/COL, a visita técnica ocorrerá sem a presença da imprensa nas obras da Arena da Amazônia.

O conteúdo do site tem expressa autorização de publicação desde que informe a fonte.

Jornal de Humaitá – O portal de notícias do Amazonas
Carregar mais artigos relacionado
Carregar mais em Jornal de Humaitá

Deixe uma resposta

Verifique também

MPT encontra indícios de demissão discriminatória por idade na Estácio de Sá

Levantamento feito em uma lista de 77,8% dos professores dispensados mostra que eles têm m…