Na próxima segunda-feira (16), acontece a abertura do curso Políticas de Inovação para Gestores Públicos nos Estados do Brasil, que contará com a participação de palestrantes de renome nacional. O evento é uma realização da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do Amazonas (SECT-AM).

         Iniciativa inédita no Amazonas, o curso conta com a parceria do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), da Comissão Econômica para América Latina (Cepal) e do Serviço de Apoio a Micro e Pequenas Empresas no Amazonas (Sebrae-AM). Tem por finalidade aprimorar e ampliar a visão dos gestores de inovação de órgãos públicos, privados e empresas não governamentais que estão envolvidos no desenvolvimento de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I).

        Uma grande procura marcou o período de inscrição para o curso, o qual contará com mais de 40 participantes. De acordo com o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Odenildo Sena, a finalidade do curso é aprimorar e ampliar as competências dos gestores de inovação no Estado do Amazonas, envolvidos no desenvolvimento, acompanhamento, execução e avaliação das políticas de CT&I, especialmente nos temas contemporâneos que dizem respeito a políticas de inovação.

        De acordo com o Oficial de Assuntos Econômicos do CEPAL e Coordenador Nacional do Programa, Álvaro Diaz, por ser um curso inédito na região norte, a capital do Estado foi escolhida para sediar o evento devido aos seus recursos naturais e biológicos e, além disso, por possuir um dos polos industriais mais relevantes do País.

        Diaz destaca que o Brasil é hoje o país mais avançado da América Latina em Ciência e Tecnologia. Entretanto, os avanços ainda estão muitos concretados na região centro-sul. “É preciso diversificar regionalmente o esforço nacional. O MCTI está ativamente promovendo a descentralização desse esforço nacional e isso implica em investimentos para aumentar as capacidades das instituições públicas no desenho, implementação e avaliação de politicas de Ciência, Tecnologia e Inovação”, disse.

        Sobre o curso
      A capacitação será realizada no período de 16 a 20 de abril, no Centro de Treinamento Empresarial do Sebrae-AM, e terá entre os participantes gestores de instituições como Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi), Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), entre outras.

       O curso contará com palestrantes locais e nacionais que irão abordar os conceitos de políticas de inovação e a aplicação desses conceitos na realidade local. Os temas apresentados são: Sistemas Nacionais de Inovação e Políticas de CT&I; Financiamento Público à Pesquisa e Inovação; Transferência de Tecnologia; Propriedade Intelectual e Apropriabilidade; Avaliação das Políticas de Inovação e Sistemas de Indicadores de CT&I. O encerramento acontece no dia 20 de abril.

Serviço:

Evento: Curso de Politicas de Inovação para Gestores Públicos nos Estados do Brasil

Período: 16 a 20 de abril de 2012
Horário: 8h às 12h30 e 14h às 17h30
Local: Centro de Treinamento Empresarial do Sebrae-AM, localizado na Rua Leonardo Malcher, 924, Centro, Manaus.
Fonte: Ciência em Pauta/SECT-AM, por Lúcia Gonçalves
Jornal de Humaitá – O portal de notícias do Amazonas
faça um comentários
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais em Brasil

Leia mais

Saiba como prevenir seus eletroeletrônicos dos danos causados pelas fortes chuvas

São Paulo, novembro de 2017 – Basta o Verão se aproximar para voltar a preocupação c…