Grande massa polar provoca friagem mais intensa do ano

A grande massa de ar polar que entrou no Brasil durante o feriado prolongado do Dia do Trabalho espalhou ar frio até o Acre, causando forte queda da temperatura. Rio Branco registrou o recorde de frio para 2012 pelo segundo dia consecutivo. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou, nesta quarta-feira, a temperatura mínima de 16,8ºC. O recorde anterior foi de 17,6ºC que ocorreu no feriado de ontem.

A queda da temperatura foi sentida em todo o Acre, no sul do Amazonas e sobre Rondônia. No Acre, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou até 14,9ºC em Epitaciolândia. No sul do Amazonas fez 17,7ºC e Eirunepé, cidade próxima da divisa com o Acre, e 19,2ºC em Lábrea, perto da divisa com Rondônia. Humaitá registrou 19,2ºC.

Em Rondônia, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 16,2ºC em Vilhena, 17,8ºC em Cacoal. Na capital, Porto Velho, a temperatura mínima hoje foi de 19,3ºC, sendo o novo recorde de frio para 2012. O recorde anterior foi de 19,9ºC registrado ontem.

A queda da temperatura no Acre, em Rondônia e sul do Amazonas, provocada pela passagem do ar polar, ocorre só com alguns sistemas especiais que chegam ao Brasil e é denominada de friagem. O fenômeno ocorre todos os anos, com maior ou menor intensidade. A friagem atual é a mais intensa do ano até agora.

O ar polar se afasta de vez da Região Norte e a temperatura sobe já nesta quinta-feira.

 Sobre o Grupo Climatempo

O Grupo Climatempo é a maior empresa privada de meteorologia do país. Fornece, atualmente, conteúdo para mais de 50 retransmissoras nacionais de televisão, para rádios de todo o Brasil e para os principais portais. Com cerca de 1.100 clientes, a empresa atua principalmente em dois segmentos: o de agronegócios e o de meios de comunicação. Oferece também conteúdo meteorológico estratégico para empresas de moda e varejo, energia elétrica, construção civil, transporte e logística, além de bancos, seguradoras e indústrias farmacêutica e de alimentos. O Grupo é presidido pelo meteorologista Carlos Magno que, com mais de 27 anos de carreira, foi um dos primeiros comunicadores da profissão no país.

O conteúdo do site tem expressa autorização de publicação desde que informe a fonte.

Jornal de Humaitá – O portal de notícias do Amazonas
faça um comentários
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais em Humaitá

Deixe uma resposta

Check Also

Vulgo ‘Dois Reais’ é preso com munição cal.40 em Humaitá

Força Tática do 4°BPM (Humaitá) efetuou a prisão de Jhon Vagner Souza da Silva, 26 anos, m…