Foto: Alex Pazuello
O governador OmarAziz e representantes e chefes do Executivo de oito Estados Amazônia finalizaram, na manhã desta sexta-feira, 1º de junho, a Carta dos Governadores da Amazônia, que será encaminhada à presidenta Dilma Rousseff. O documento,apresentado às ministras do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, no Fórum de Governadores da Amazônia, na sede do Governo do Estado, contém demandas dos Estados da região nas áreas de saúde,educação, energia, política fundiária e de ciência e tecnologia, com foco no desenvolvimento sustentável.

Os governadores também devem aprovar, na tarde desta sexta-feira, no último dia do “Encontro de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Brasileira para a Rio +20”, o Tropical Hotel Manaus, a Carta da Amazônia da Amazônia Brasileira para a ConferênciaRio+20, que acontece entre os dias 20 a 22 de junho, no Rio de Janeiro. O documento também será entregue à presidenta, a ministros de Estado e representantes do alto escalão da Organização das Nações Unidas (ONU).
Cartados Governadores- Após encontro com governadores e as ministras Izabella Teixeira e Ideli Salvatti, para apresentar detalhes da Carta dos Governadores, Omar Aziz destacou que o documento que será levado à presidenta Dilma tem o o bjetivocomum de desenvolver a região e criar oportunidades aos povos da Amazônia para que tenham qualidade de vida aliada à preservação ambiental.
“Com o esforço feito pelo Governo Federal e governos estaduais da Amazônia, nós conseguimos uma redução no desmatamento nos últimos anos. E esse esforço precisa ser permanente e com novas políticas para o desenvolvimento sustentável”, defendeu o governador, que foi escolhido para falar em nome dos demais representantes do Executivo dos Estados da Amazônia.
Entre pontos defendidos no documento, Omar Aziz destacou a necessidade de soluções para a questão fundiária como fundamental para o desenvolvimento da Amazônia. “Não dá para discutir economia verde sem regularização fundiária. Isso é consenso de todos, nós e o Governo Federal entendemos dessa forma. Por isso esta é uma dasprioridades”, frisou.
A ministra Izabella Teixeira elogiou a convergência de prioridades e a visão ampla entre os nove Estados da Amazônia.  De acordo com a ministra, as propostas consideram as questões urbanas como fundamental na política ambiental do país para a região. “A Amazônia não é só floresta. Precisa lidar com a sua população urbana, ter uma estratégia inovadora de gestão nas cidade se também o aspecto relacionado à inovação científica e tecnológica, bem como aos instrumentos de gestão como fundo para questões deemergência”, disse.
Izabella Teixeira também ressaltou que a Carta dos Governadores propõe a criação de um conselho de desenvolvimento sustentável, com a participação dos governos estaduais,municipais e federal, além da sociedade civil, que possa reunir as prioridades da região e buscar mecanismos de implementação. “O que estão propondo não é uma governança  separada. É uma governança única a partir de um modelo de desenvolvimento sustentável que tem a ver com a identidade da Amazônia.  E pedem que a Amazônia se desenvolva segundo a sua filosofia, sua cultura e seu povo, e não em cima de um modelo que vem de fora pra dentro”.
Para a ministra das Relações Institucionais, o encontro com os governadores da Amazônia apontou caminhos importantes para o futuro da região. “Saímos daqui extremamente satisfeitas e vamos solicitar uma audiência com a presidenta Dilma antes da Rio+20 para tratar disso”, disse Ideli Salvatti, ao destacar que a Carta dos Governadores é um consenso e trata de questões prioritárias para a região, como a saúde, educação, ciência e tecnologia, e a regulamentação fundiária. “Sem o reconhecimento da titularidade da terra você não consegue avançar na regularização ambiental, o acesso ao credito. Esse é um dos grandes entraves realçado aqui”, afirmou.
O conteúdo do site tem expressa autorização de publicação desde que informe a fonte.
Jornal de Humaitá – O portal de notícias do Amazonas
Load More Related Articles
Load More In Amazonas

Deixe uma resposta

Check Also

Filho ilustre de Humaitá é preso na 2º fase da operação Maus Caminhos

Manaus.  Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (13) a segunda fase da Operação Maus…