O Governo do Amazonas, por meio do Fundo de Promoção Social(FPS), realizou nesta sexta-feira, 1º de junho, a entrega de um caminhão com capacidadede 12 toneladas para a Associação dos Pequenos Produtores Rurais da Comunidadede Nossa Senhora de Fátima do Açaí (Apra), localizada na Vila Amazônia, emParintins (a 363 km de Manaus).

A doação faz parte do convênio firmado entre o Governo doEstado e a Apra, após a aprovação da proposta pelo Conselho Deliberativo doFPS, feita no ano passado. Com esse benefício, cerca de 150 famílias de mais de10 comunidades do entorno da Vila Amazônia vão poder aumentar a produção emelhorar a qualidade de escoamento das produções de mandioca, banana, pupunha,macaxeira, cupuaçu e açaí e, consequentemente, ampliar suas rendas familiares.
Além do veículo, o Governo do Estado, por meio da Agência deFomento do Estado do Amazonas (Afeam), vai facilitar linhas de crédito para osassociados desenvolverem a produção agrícola, que é comercializada na feira doprodutor rural de Parintins e também nos municípios de Nhamundá, Barreirinha ena capital amazonense.
“A gestão Omar Aziz tem essa preocupação de ajudar aspessoas e fazer com que elas façam projetos de geração de renda para seremavaliados, como no caso do FPS, e graças a Deus estamos conseguindo fazer issonão só em Parintins, mas em vários outros municípios do Estado”, comentou apresidente de honra do Fundo de Promoção Social e primeira-dama, Nejmi JomaaAziz, que destacou ainda a construção de uma creche e um ginásio poliesportivona Vila pelo Governo do Estado em parceria com a prefeitura do município.
Para o agricultor Francisco Martins, o caminhão foi um dosmaiores benefícios que a associação já recebeu na comunidade. “Esse foi um dos melhores investimentos paratodos nós, porque vai diminuir a nossa dificuldade de transporte e facilitar aqualidade de produção até onde fazemos nossas vendas”.
Ampliação doBumbódromo – Durante a entrega na associação, a presidente do FPS, a pedidodo governador Omar Aziz, anunciou que já está em fase de licitação as obras deampliação do Bumbódromo de Parintins.
Ajuda para afetadospela cheia – A presidente do FPS e primeira-dama do Estado, Nejmi Aziz, destacouas medidas que serão adotadas pela gestão Omar Aziz para as vítimas daenchente, como a entrega de cartões Amazonas Solidário já na próxima semana.Para a população ribeirinha, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário eFlorestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) vai distribuir 50 toneladasde milho e 50 kg de sementes de hortaliças para as famílias que tiveram asplantações prejudicadas por conta da cheia.
Mostra de gestãoescolar – Após fazer a entrega do veículo à Vila Amazônia, a presidente doFPS seguiu para a zona urbana da cidade, onde participou da 8ª Mostra de GestãoEscolar, realizada pela Coordenadoria Regional de Educação de Parintins, comapoio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
O evento aconteceu no Centro de Educação de Tempo Integral(Ceti), Dep. Gláucio Gonçalves, onde foram feitas diversas apresentaçõesculturais pelos alunos através dos projetos socioculturais que são promovidosna instituição. Segundo informações da gestão do Ceti, no ano passado foramregistrados 98,94% de aprovação e apenas 1,6% de reprovação em todas as séries.
A mostra, que teve início no dia 31 de maio e segue até estesábado, dia 2 de junho, contou com a participação de 21 escolas estaduais dacidade. O objetivo foi apresentar os resultados do diagnóstico feito pelosprofessores para que possam reduzir os problemas encontrados na rede estadualde educação do município.
Jornal de Humaitá – O portal de notícias do Amazonas
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais em Amazonas

Deixe uma resposta

Verifique também

Projeto Pescar forma a 5ª turma na Tereos

Alunos do curso de Logística encerraram curso de formação profissional nesta quarta-feira …