Rede ligará municípios de Humaitá, Careiro Castanho, Careiro e Iranduba.
Negociações são do Governo do Estado em parceria com a Embratel.

Internet (Foto: Divulgação)
Acesso gratuito à internet no interior (Foto: Divulgação)
Pontos de acesso gratuitos à internet serão disponibilizados no interior do Amazonas. Uma Rede Estadual de Comunicação será implementada e ligará os municípios de Humaitá, Careiro Castanho, Careiro e Iranduba. As negociações do Governo do Estado com a empresa de telecomunicações Embratel visam o acesso à fibras com abertura do sinal de rede, para que os principais serviços públicos cheguem a estes municípios.

 O projeto está sendo viabilizado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-AM) junto à empresa Processamento de Dados Amazonas S/A (Prodam). De acordo com o secretário de Estado de CT&I, Odenildo Sena, o processo de interligação Manaus-Humaitá por fibras ópticas acontecerá ainda este ano.
Para o diretor-presidente da Prodam, Tiago Paiva, a iniciativa vai abrir caminho para que os serviços oferecidos via rede estejam disponíveis também nos municípios. “A proposta é diminuir os efeitos das distâncias geográficas e otimizar os processos de gestão pública, interligando as cidades e possibilitando que elas utilizem os serviços realizados pelo Estado. Com a rede, será possível instalar agências do PAC (Pronto Atendimento ao Cidadão), por exemplo”, afirmou.
 Ainda segundo ele, a ferramenta possibilitará o desenvolvimento de projetos que necessitem de alta capacidade de banda de comunicação, como videoconferência, telemedicina, e ensino à distância, graças à infraestrutura central básica de suporte. “Os órgãos da gestão pública vão ter acesso ao sistema de arrecadação, sistema de trânsito e centro de mídias do Estado”, explicou.
Fonte: G1
Jornal de Humaitá – O portal de notícias do Amazonas
faça um comentários
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais em Amazonas

Deixe uma resposta

Check Also

Vulgo ‘Dois Reais’ é preso com munição cal.40 em Humaitá

Força Tática do 4°BPM (Humaitá) efetuou a prisão de Jhon Vagner Souza da Silva, 26 anos, m…