Cheia está ocorrendo mais cedo e poderá ser a maior já registrada no município de Humaitá no Amazonas

Humaitá -AM esta em situação de risco de inundação.


Humaitá – O Subcomando de Ações de Defesa Civil do Amazonas (Subcomadec) emitiu boletim de alerta de enchente para as próximas horas, na tarde desta segunda feira (10 de fevereiro) para alguns municípios da calha dos rios Madeira e Purus, que estão em situação de risco de inundação. Em Humaitá, trabalha-se no momento com a cota de 22,88 metros, faltando 1,70 metro para superar a marca da enchente de 1993. Nos últimos cinco dias, o rio subiu 0,36 centímetros.

O titular da Subcomadec, tenente-coronel Roberto Rocha, disse que o pico de cheia em Porto Velho espera normalmente pela enchente provocada pela cheia do rio Madeira, entre março e abril. “Mas este ano, a cheia está ocorrendo mais cedo e poderá ser a maior já registrada no município de Humaitá no Amazonas”.
O rio Acre, que passa por Rio Branco, capital do Acre, e o rio Madeira, que corta Porto Velho, capital de Rondônia, já estão em processo de cheia acima do normal para este período. Neste ano, as cotas de alerta estão sendo observadas antes da época normal. Segundo a Defesa Civil de Rondônia, o rio Madeira atingiu 15,20 metros no dia 23 de janeiro. No entanto, a cota de alerta é de 14 metros e costuma ser observada no final de fevereiro.
A chuva volumosa que ocorreu neste fim de semana sobre o norte da Bolívia e na área de floresta do Peru, próxima ao Acre, vai colaborar para que os rios Madeira e Purus se elevem nos próximos dias. O rio Madeira é a junção dos rios Mamoré, que nasce na Bolívia, e do rio Madre de Dios, que nasce no Peru.
“Nossa orientação para as comunidades que residem nas áreas atingidas pela cheia é para que eles retirem seus pertences e procurem informações com a Defesa Civil do município. A população deve ficar atenta a qualquer nova informação sobre o risco de inundação”, ressalta Roberto Rocha.
Até o momento, foram identificados risco de inundação nos municípios de Humaita, Manicoré, Novo Aripuana, Itacoatiara, Borba, Nova Olinda do Norte e Autazes. Três municípios já foram afetados por inundações: Boca do Acre, Guajará e Ipixuna. O telefone disponível para casos de emergência é 199.
O conteúdo do site tem expressa autorização de publicação desde que informe a fonte.
Jornal de Humaitá – O portal de notícias do Amazonas
Load More Related Articles
Load More In Ecologia

Deixe uma resposta

Check Also

Filho ilustre de Humaitá é preso na 2º fase da operação Maus Caminhos

Manaus.  Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (13) a segunda fase da Operação Maus…