Manaus – O Governo do Estado, por meio da Defesa Civil do Amazonas, está auxiliando os municípios de Boca do Acre, Guajará, Ipixuna, Envira e Humaitá, que já decretaram situação de emergência por conta da cheia dos rios no Amazonas. O titular da Defesa Civil do Amazonas, coronel Roberto Rocha, explicou que Guajará e Ipixuna já estão recebendo atendimento técnico para apoio das ações e serviços.

 Para Boca do Acre, até o momento o único município que teve portaria do Governo Federal reconhecendo o estado de situação de emergência, a Defesa Civil do Amazonas já enviou os kits de ajuda humanitária, composto de barracas de campanha, colchões, lençóis e travesseiros no último sábado, dia 15 de fevereiro. Ao longo desta semana, a Defesa Civil estadual também vai enviar cestas básicas, kits de higiene pessoal, de limpeza e de medicamentos para as famílias de Boca do Acre.
Rocha informou que os municípios de Lábrea e Manicoré já receberam a sinalização da equipe técnica do órgão para o alerta máximo e que Canutama, Novo Aripuanã e Eirunepé estão em situação de atenção. O coronel disse que a Defesa Civil do Amazonas também já fez uma solicitação para o Ministério da Integração e para a Secretaria de Defesa Civil Nacional para que as demandas do Estado sejam atendidas, principalmente no apoio logístico, para possibilitar o envio de mais kits por meio de aeronaves.
Segundo a equipe de monitoramento da Defesa Civil estadual, 16.374 pessoas em todo o Estado já foram afetadas pelas inundações.
Assessoria técnica – O titular da Defesa Civil do Amazonas, coronel Roberto Rocha, comunicou que os municípios que forem reconhecidos em situação de emergência por meio da portaria do Governo Federal estarão aptos a receber recursos financeiros federais.
Rocha explicou que a Defesa Civil estadual possui equipe para prestar assessoria para as prefeituras municipais para orientá-las sobre a documentação especifica para avaliação e execução, além do plano de trabalho especificado para o planejamento das ações.
O conteúdo do site tem expressa autorização de publicação desde que informe a fonte.
Jornal de Humaitá – O portal de notícias do Amazonas
faça um comentários
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais em Jornal de Humaitá

Leia mais

‘DÃO’ é preso novamente por Tráfico de Drogas

Força Tática do 4ºBPM efetuou a detenção de PEDRO BRAGA RAMOS vulgo ‘DÃO’, …