Manaus – O governador Omar Aziz participou na noite desta quarta-feira, dia 12 de fevereiro, no Salão Tarumã, do Tropical Hotel,  do jantar de abertura do Meeting Internacional de Turismo e Esporte Copa 2014, que acontece em Manaus até o próximo domingo, dia 16. Em clima de bate-papo e entrevistas, Omar Aziz falou a cerca de 50 jornalistas que participam do evento sobre os preparativos de Manaus para os jogos da primeira fase do Mundial de futebol.


Entre 14 e 25 de junho, a Arena da Amazônia receberá quatro jogos da primeira fase da Copa 2014: Inglaterra x Itália (dia 14), Camarões x Croácia (dia 18), Estados Unidos x Portugal (dia 22) e Honduras x Suíça (dia 25). “Tivemos sorte. Teremos o jogo mais importante da primeira fase, que é Inglaterra x Itália. Nenhuma sede, além de Manaus, terá duas seleções campeãs do mundo, na primeira fase dos jogos, e ainda o melhor jogador do mundo, que é o Cristiano Ronaldo, da seleção de Portugal”, observou o governador.

Aspectos como segurança, clima, atrativos culturais e turísticos foram ressaltados pelo governador no discurso de abertura, que foi seguido por uma entrevista coletiva e entrevistas individuais. O evento reúne cerca de 50 jornalistas de esporte e turismo, entre eles profissionais que atuam nos países que jogarão em Manaus.

“Eu espero que vocês possam sair daqui impressionados com as belezas e com a receptividade do povo amazonense”, disse Omar, ao destacar a pesquisa do Ministério do Esporte, com jornalistas estrangeiros, que aponta Manaus como o terceiro destino mais interessante, entre as cidades-sede da Copa, depois de Rio de Janeiro e São Paulo.

Segurança – O governador assegurou que o Estado conta com um bom aparato de segurança e que o investimento na área saiu de cerca de R$ 600 milhões, em 2010, para R$ 1,3 bilhão, em 2013. Nessa área, ele ressaltou o programa Ronda no Bairro, ampliação em quase o dobro no número de policiais militares e a instalação de uma Central de Monitoramento, o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), onde órgãos de todas as esferas da segurança atuarão de forma integrada durante os jogos. “Posso assegurar que Manaus é a cidade mais segura entre as sedes”, ressaltou.

Disse ainda que o clima em junho e julho em Manaus é de verão amazônico (sem chuva), mas no horário em que os jogos vão acontecer, às 18h, a temperatura estará agradável. Ainda segundo o governador, no período da competição, a cidade contará com cerca de 900 atividades culturais, com o objetivo de oferecer opções de lazer aos turistas que virão assistir aos jogos.

Meeting Internacional – Coordenado pela Associação dos Cronistas e Locutores Esportivos do Estado do Amazonas (Aclea), em parceria com a Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet) e o Sindicato dos Jornalistas do Amazonas, o Meeting Internacional de Turismo e Esporte Copa 2014, conta com o patrocínio oficial do Governo do Estado do Amazonas, por intermédio da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur).

A crônica esportiva brasileira também está representada no evento, assim como jornalistas especializados em turismo. “É a chance que temos de mostrar para o mundo que o Amazonas é um estado agradável e competente para realizar a Copa”, disse o presidente da Aclea, Eduardo Monteiro de Paula.

São cinco dias de palestras, reuniões e visitas técnicas e turísticas. Entre as atividades previstas para acontecer estão visitas ao Centro Cultural Povos do Amazonas, ao Centro de Convenções e à Arena da Amazônia, além de pontos turísticos.

O conteúdo do site tem expressa autorização de publicação desde que informe a fonte.

Jornal de Humaitá – O portal de notícias do Amazonas
faça um comentários
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais em Jornal de Humaitá

Leia mais

‘DÃO’ é preso novamente por Tráfico de Drogas

Força Tática do 4ºBPM efetuou a detenção de PEDRO BRAGA RAMOS vulgo ‘DÃO’, …