Manaus – O Governo do Amazonas, por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico e Social (Aades), abriu nesta quarta-feira, 5 de março, as inscrições para Processo Seletivo Simplificado que vai selecionar 36 cuidadores de pessoas com transtornos mentais, dois assistentes sociais, um fisioterapeuta e um assistente administrativo. As vagas são para atuação no Serviço Residencial Terapêutico (SRT), coordenado pela Secretaria de Estado de Saúde (Susam).

O edital pode ser acessado e as inscrições podem ser feitas até a próxima sexta-feira (7) pelo site www.aades.am.gov.br. Com exceção das vagas para fisioterapeuta e assistente social, as demais vagas são para nível médio. Os profissionais atuarão na assistência aos pacientes doSRT,cuja estrutura física está em fase final de implantação e que tem como objetivo oferecer moradia e assistência contínua aos egressos de internação psiquiátrica de longa permanência do Centro Psiquiátrico Eduardo Ribeiro e Hospital de Custódia.

“Esse projeto da Susam em parceria com a Aades vem para mudar o padrão de tratamento psiquiátrico que hoje tem característica hospitalar ou de manicômio para um ambiente mais familiar. Esses pacientes deixarão esses locais para receber uma moradia e ter à disposição deles cuidadores e profissionais capacitados para este novo conceito de tratamento”, explicou a presidente da Aades, Ana Paula Aguiar.

Conforme o edital, a carga horária e os salários variam de 6h a 8h e de R$1.400 a R$2.200, respectivamente. O resultado do Processo Seletivo Simplificado será divulgado no dia 19 deste mês e a previsão é que os trabalhos no Serviço Residencial Terapêutico iniciem até o final de fevereiro.

Conforme o projeto do SRT, 40 pacientes serão atendidos em oito moradias construídas no bairro Santa Etelvina, zona norte de Manaus. “A maioria dos pacientes com algum transtorno mental foi abandonada pela família e não tem um lar para receber os cuidados em casa”, destacou Ana Paula, enfatizando que a partir da transferência desses pacientes para as casas, o Hospital Psiquiátrico Eduardo Ribeiro será desativado.

Fonte:  AGECOM

O conteúdo do site tem expressa autorização de publicação desde que informe a fonte.

Jornal de Humaitá – O portal de notícias do Amazonas
faça um comentários
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais em Jornal de Humaitá

Leia mais

‘DÃO’ é preso novamente por Tráfico de Drogas

Força Tática do 4ºBPM efetuou a detenção de PEDRO BRAGA RAMOS vulgo ‘DÃO’, …