Manaus – O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped), em parceria com o Governo Federal, através da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNDP), inaugurará, em março de 2014, a primeira Central de Interpretação de Libras no Estado (CIL AM) para atender a Comunidade Surda da Região Metropolitana de Manaus. Segundo o Censo Demográfico 2010 realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 154.241 pessoas no Amazonas declararam ter algum grau deficiência auditiva.

A Central tem como objetivo disponibilizar atendimento especializado às pessoas surdas através dos serviços de tradução e interpretação da Língua Brasileira de Sinais (Libras), facilitar e proporcionar o acesso dessas pessoas nos serviços públicos para esclarecer as informações desejadas, além de ampliar a comunicação e interação entre surdos e ouvintes, reforçada pela Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.
Os atendimentos irão acontecer de forma presencial com informações sobre serviços públicos agendados; e virtual, com informações sobre serviços públicos por meio de imagem em tempo real, utilizando recursos disponíveis atualmente pela internet, por meio do Skype, e-mail e outras redes sociais digitais.
Também haverá intérprete in loco, com disponibilização de um tradutor intérprete de Libras, com local e horário agendado, no prazo mínimo de 48h de antecedência, para acompanhar as pessoas surdas a bibliotecas, hospitais, delegacias, tribunais e outros locais de atendimento ao público, ou em sala reservada, local agendado, específico para intermediação de assuntos particulares do solicitante do serviço.
Endereços e horários de funcionamento – A Central irá funcionar sede da Seped, de segunda a sexta, das 8h às 14h. A Seped está localizada na avenida Mário Ypiranga, nº 1.600, Adrianópolis, zona centro-sul. Haverá extensão do atendimento da Central no Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) Compensa, localizado na avenida Brasil, n°1.325, Compensa I, zona oeste.
O conteúdo do site tem expressa autorização de publicação desde que informe a fonte.
Jornal de Humaitá – O portal de notícias do Amazonas
faça um comentários
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais em Jornal de Humaitá

Leia mais

Brasil conquista pela primeira vez prêmio no Forbes Travel Guide

Belmond Hotel das Cataratas, localizado Parque Nacional do Iguaçu é o primeiro da América …