Diariamente, os idosos fazem atividades físicas, produzem artesanatos e confeccionam materiais de crochê e biscuit para complemento de renda e fugir do tempo ocioso

Foto: HERICK PEREIRA/AGECOM
Associação dos Idosos de Rio Preto da Eva (a 79 km de Manaus)
Manaus – Uma das instituições sociais apoiadas pelo Fundo de Promoção Social (FPS) do Governo do Amazonas, a Associação dos Idosos de Rio Preto da Eva (a 79 km de Manaus) tem colaborado para promover qualidade de vida para pessoas da melhor idade, que fazem aulas de dança e cursos profissionais, melhorando a autoestima e auxiliando na geração de renda de suas famílias.

Diariamente, os idosos fazem atividades físicas, produzem artesanatos e confeccionam materiais de crochê e biscuit para complemento de renda e fugir do tempo ocioso. Em 2012, o trabalho da associação ganhou um apoio da presidente do Fundo de Promoção Social (FPS) e primeira-dama, Nejmi Aziz, que entregou um micro-ônibus para auxiliar na locomoção de idosos que tinha dificuldades de participar da programação na associação, devido à distância de suas casas até a entidade.
O veículo foi adquirido por meio de convênio entre o Governo Estadual e a instituição e, desde então, passou a proporcionar a realização de novas atividades. “Hoje podemos levar eles para um passeio cultural fora da nossa cidade, além de pegar aqueles que não tinham condições de vir até o nosso grupo porque moravam muito longe. Isso sem falar que tivemos um aumento de participantes em nossa instituição”, conta a diretora da associação, Eunir Alves.
Renda extra – Há dois anos frequentando a associação, a aposentada Maria da Silva, 69, conta que sua vida melhorou e, em breve, terá a oportunidade de ter uma renda extra com as vendas dos seus produtos feitos com bordados. “Passo o dia aqui no grupo e cada um se ajuda no que pode. Agora vou passar a vender o que produzo para ter uma renda melhor. Mas o melhor de tudo é que nos sentimos muito bem, com a autoestima lá em cima”.
Em clima de carnaval, a dona de casa Cleonice de Melo, 63, já está preparando as roupas para os bailes e desfiles que vão acontecer no município e no Centro de Convenções de Manaus (Sambódromo). “O nosso grupo é muito animado e isso me faz bem todo dia quando chego aqui para participar das atividades. E já estamos preparando nossas fantasias para ir até Manaus em nosso ônibus para desfilar no Sambódromo com o Grupo da Melhor Idade”.

CRÉDITO DAS FOTOS: HERICK PEREIRA/AGECOM

O conteúdo do site tem expressa autorização de publicação desde que informe a fonte.

Jornal de Humaitá – O portal de notícias do Amazonas
Load More Related Articles
Load More In Jornal de Humaitá

Deixe uma resposta

Check Also

Filho ilustre de Humaitá é preso na 2º fase da operação Maus Caminhos

Manaus.  Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (13) a segunda fase da Operação Maus…