O calendário do Carnaval 2014 está confirmado

Manaus – O Centro de Convenções (Sambódromo) está liberado para funcionamento e uso. A Justiça concedeu autorização na tarde desta terça-feira, 25 de fevereiro, com base em laudos positivos de técnicos da área de engenharia e segurança. Com isso, os desfiles de blocos, escolas de samba e dos artistas do Carnaboi estão confirmados para o Sambódromo.

De acordo com decisão judicial, foram feitas por parte do Governo do Amazonas, por meio do empenho da Procuradoria Geral do Estado (PGE) e das secretarias de Estado da Cultura (SEC) e Infraestrutura (Seinfra), todas as adequações previstas no Projeto do Corpo de Bombeiros, como ampliação da quantidade de extintores de incêndio e iluminação de emergência.
O calendário do Carnaval 2014 está confirmado com a seguinte programação: nos dias 27 e 28 de fevereiro, a partir das 21h, acontecerão os desfiles das Escolas de Samba do Grupo de acesso; no dia 1º de março, a partir das 20h, será a vez das Escolas de Samba do Grupo Especial, na seguinte sequência: Andanças de Ciganos, Unidos do Alvorada, A Grande Família, Balaku Blaku, Aparecida, Reino Unido da Liberdade, Sem Compromisso e Vitória-Régia; no dia 2, às 19h, acontecerá o Concurso de Fantasias Adulto, no Teatro Amazonas; e nos dias 3 e 4, a partir das 21h, será realizado o Carnaboi.
Novidades do Carnaboi – A edição 2014 do Carnaboi vem completamente inovadora e desafiadora para o Domingo e a Segunda-Feira Gorda de Carnaval, das 21h às 2h40, com 20 artistas e grupos musicais convidados.
Promoção do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, o evento na sua 14ª edição pretende acirrar ainda mais a rivalidade entre os bumbás participantes, que incluem os bois Caprichoso e Garantido, de Parintins, mas também Brilhante, Garanhão e Corre-Campo, de Manaus.
Para que isso aconteça, o Carnaboi 2014 terá cinco desafios de toadas por noite, com o formato de dois trios a cada hora de apresentação, sendo um saindo da concentração e outro da dispersão ao mesmo tempo para se encontrarem no meio da pista e começarem o desafio de toadas.
De acordo com o secretário de Estado da Cultura, Robério Braga, a ideia é movimentar ainda mais a festa. “Buscamos uma nova proposta que foi apresentada pelos bumbás e acreditamos que, dessa forma, o Carnaboi 2014 voltará a ser sucesso de público. A mudança será para melhor”, declarou.
Nesse novo formato, levantador de toada, apresentador, amo do boi, Batucada e Marujada, cada um, irá se apresentar em um trio elétrico. Os demais trios terão dois artistas cada.
        
Os artistas confirmados para o Carnaboi 2014, sem ainda a sequência de apresentação, são:
1-    DAVID ASSAYAG
2-    ARLINDO JR.
3-    JÚNIOR PAULAIN
4-    MARUJADA DE GUERRA E ANDERSON PAVAROTTI
5-    EDILSON SANTANA / MARCIO DO BOI
6-    CANTO DA MATA / PRINCE DO CAPRICHOSO
7-    BOI BRILHANTE/ ITAMAR BENARRÓS
8-    GARANHÃO /FABIANO NEVES  
9-    KLINGER ARAÚJO/EDMUNDO ORAN
10-RENATO FREITAS/CARRAPICHO
11-SEBASTIÃO JR;
12-ISRAEL PAULAIN;
13-TONY MEDEIROS
14-BATUCADA DO GARANTIDO/ LEONARDO
15-MARCIA SIQUEIRA/ P A CHAVES
16-CARLINHOS DO BOI/CORRE CAMPO
17-BANDA GARANTIDO SHOW/RAFAEL JR.
18-GASPAR MEDEIROS/ CAETANO MEDEIROS
19-AMIRALDO DA MATA/ROBSON JR.
20-  BANDA KAMAIURA/TUAN
Feirinha do Tururi – Quanto à Feirinha do Tururi, que faz os esquentas para o Carnaboi e é centro de vendas dos tururis (a roupa oficial do Carnaboi), vai até 2 de março, no Largo do Mestre Chico (da Avenida Beira Rio até a rua Ipixuna, Centro).
O projeto tem o mesmo objetivo das edições anteriores que é comercializar os tururis, espécie de abadás, dos artistas participantes do Carnaboi. O barracão tem 25 estandes, com horário de comercialização a partir das 18h.

Fonte: Agecom-AM
O conteúdo do site tem expressa autorização de publicação desde que informe a fonte.

Jornal de Humaitá – O portal de notícias do Amazonas
faça um comentários
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais em Amazonas

Leia mais

‘DÃO’ é preso novamente por Tráfico de Drogas

Força Tática do 4ºBPM efetuou a detenção de PEDRO BRAGA RAMOS vulgo ‘DÃO’, …