Realização de workshops para operadores e jornalistas, reuniões com empresas e veículos de comunicação e anúncio de investimentos que beneficiam o Amazonas fazem parte do saldo da participação do Estado na BTL.

Amazonastur encerra feira de turismo de Lisboa com saldo positivo para o Estado
FOTOS – ALFREDO FERNANDES / AGECOM
Manaus. Com uma visitação de mais de dez mil pessoas no estande do Amazonas, com o nome do Amazonas e suas potencialidades turísticas promovidas nos principais veículos de comunicação de Lisboa e com o anúncio da venda de mais sete mil assentos do voo Lisboa-Manaus, a Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur) avalia como positiva a participação amazonense no principal e no mais tradicional evento turístico da Europa: a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL).
De acordo com a presidente da Amazonastur, Oreni Braga, as ações na BTL conseguiram atingir em 100% seus objetivos. “Realizamos quatro workshops de capacitação para operadores e jornalistas portugueses  e também de outros países. Dois workshops foram realizados com a organização da BTL; outro com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), em parceria com a Embaixada do Brasil, e o último realizado pelo Governo do Amazonas, onde nós tivemos uma participação extraordinária de mais de 60 operadores, uma oportunidade que nós pudemos apresentar o Amazonas como destino e Manaus como cidade do mundial de futebol”, avaliou.
A titular do órgão estadual de turismo disse ainda que o público participante da feira e os organizadores da BTL ficaram impressionados com a atuação do Amazonas durante o evento. “Além do megasshow dos bois Garantido e Caprichoso na abertura do evento, levamos uma pitada da nossa gastronomia, pois durante os dias da feira, o público pode degustar os nossos sabores, como pirarucu, pupunha, tucumã e banana pacovã”.
Negócios – Os operadores de turismo do Amazonas que participaram da BTL 2014 comemoraram também os resultados obtidos durante o evento. O superintendente de Vendas e Marketing do Tropical Hotel & Resorts Manaus, Eduardo Pereira Filho, disse que o convite da Amazonastur para que os operadores participassem das feiras, em especial a BTL, possibilitou que negócios fossem realizados. “Fechamos muitos negócios aqui, em Lisboa, graças a Deus. Saímos com um sentimento de dever cumprido, e a Amazonastur está de parabéns”, elogiou.
Entre as várias reuniões com investidores portugueses, Oreni Braga destacou a que foi realizada com a empresa portuguesa Douro Azul, que anunciou o investimento de 150 milhões de euros no setor turístico do Estado. “A Douro Azul consolidou o seu propósito de investir no Amazonas. No mês de maio, o presidente da empresa, Mário Ferreira, irá até Manaus para uma reunião com o governador Omar Aziz para fechar essa estratégia de investimento, fortalecendo assim a presença de investimentos portugueses em Manaus por conta do voo Lisboa-Manaus”, anunciou.
RTP em Parintins – A presidente da Amazonastur destacou ainda um jantar realizado pelo Governo do Amazonas e que contou com a participação do presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, e com o presidente da Rede de Televisão de Portugal (RTP), Roberto de Ponte.
“Paralelo a isso, realizamos um jantar muito oportuno com a participação do presidente da FPF e com o presidente da RTP, maior rede de televisão em Portugal. Na oportunidade, nós pudemos concretizar várias ações, entre elas levar a RTP para a Copa e para Parintins, para fazer a cobertura do Festival, onde o próprio presidente (Roberto Pontes) estará presente”.
Todos os dias um grupo de boi-bumbá, comandado pelo levantador de toadas Prince do Boi, se apresentava no estande do Amazonas, o que chamava bastante atenção do público. No último dia, a cantora paraense Fafá de Belém se rendeu ao ritmo amazonense e foi prestigiar a apresentação do grupo. “Aqui todos somos a Amazônia. Tanto o carimbó, quanto o boi-bumbá de Parintins nos representam muito bem quando falamos de cultura popular”, disse a cantora, esbanjando simpatia.
Mais turistas – Oreni Braga espera que o voo da TAP e mais todas as ações realizadas pelo Governo do Amazonas na Europa possam repercutir no aumento do fluxo de turistas europeus para o Estado. “Estamos estimando um crescimento especial em torno de 15% do fluxo europeu que irá pra Manaus a partir desse voo, incentivados pelas ações que iremos fazer até o mês de maio na Europa”, informou.
Por fim, a presidente da Amazonastur agradeceu todos os envolvidos na ação, em especial o governador Omar Aziz, o vice-governador José Melo e os presidentes e artistas dos bois Caprichoso e Garantido. “Nossa participação foi  muito positiva. Quem participou da feira percebeu que ela teve uma melhora significativa na qualidade do público. O próprio Ministério das Relações Exteriores e a Embaixada do Brasil em Lisboa reconhecem e parabenizaram nossa atuação na BTL”.
O conteúdo do site tem expressa autorização de publicação desde que informe a fonte.
Jornal de Humaitá – O portal de notícias do Amazonas
Load More Related Articles
Load More In Amazonas
Comments are closed.

Check Also

Filho ilustre de Humaitá é preso na 2º fase da operação Maus Caminhos

Manaus.  Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (13) a segunda fase da Operação Maus…