CRÉDITO DAS FOTOS: ROBERTO CARLOS/AGECOM
A melhoria da infraestrutura física e a elevação do patamar educacional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) foram as propostas mais comuns apresentadas nesta terça-feira, 18 de março, como plano de trabalho das três chapas concorrentes aos cargos de reitor e vice-reitor da instituição, durante o debate que antecede a primeira eleição direta da universidade, que acontece na próxima quinta-feira, 20 de março. O debate foi realizado no prédio da Reitoria da UEA, localizada no bairro de Flores, zona centro-oeste de Manaus.

Sob a coordenação de um mediador indicado pela Comissão Eleitoral Geral, o debate seguiu em tom amigável e foi transmitido para 30 municípios do Amazonas (por meio do Sistema Presencial Mediado por Tecnologia – IPTV) que possuem unidades da UEA. Os candidatos ao pleito 2014-2018 são (em ordem alfabética): Cleinaldo de Almeida Costa/ Mario Augusto Bessa de Figueiredo – Chapa 14, Jener Juscelino da Silva Brito/ Maria das Graças de Carvalho Barreto – Chapa 22, Raimundo de Jesus Teixeira Barradas/ Carlossandro Carvalho de Albuquerque – Chapa 10.
A eleição direta para reitor e vice-reitor é inédita e atende a uma determinação do governador Omar Aziz, de dar aos acadêmicos e docentes da UEA a liberdade de escolherem seus representantes. Os concorrentes aos cargos apostaram em propostas que desenham uma instituição com estrutura física melhor no interior e na capital, além da oferta ampliada para qualificar o corpo docente e, com isso, elevar a qualidade do ensino para os estudantes.
Debate – O atual reitor da UEA, que atualmente exerce o cargo interinamente, Cleinaldo Costa, concorre ao cargo junto com o candidato a vice, Mário Bessa, pela chapa 14, cujo slogan é “Unir e Avançar”. O grupo defendeu a elevação do patamar da UEA, com investimento em estrutura de laboratórios modernos e parcerias com instituições nacionais e internacionais, e estabelecimento de linhas de pesquisa que envolvam docentes e estudantes. “Nosso foco é fortalecer a graduação e formar em média 50 doutores por ano até 2018. Além disso, investir na instalação de laboratórios modernos e estrutura de modo geral os nossos estudantes”, disse Cleinaldo, enfatizando que este deve ser o caminho para transformar a UEA em uma das melhores universidades estaduais do país.
Com o slogan “Autonomia, democracia e transparência”, o candidato Jener Brito, pela chapa 22, defendeu a formulação de um congresso estatuinte democrático e participativo que garanta a transparência da gestão, os mecanismos de participação democrática e a autonomia política, administrativa e financeira da instituição. “Queremos implementar uma gestão mais participativa e mais transparente”, declarou Brito.
A chapa 10, que traz Raimundo Barradas e a bandeira “UEA democrática”, defendeu um investimento maciço na melhoria infraestrutura da UEA, principalmente no interior. “Nossa proposta está desenhada com base nos anseios da comunidade acadêmica e docente e vislumbra melhorar a estrutura de laboratório, acervo bibliográfico, restaurantes universitários, além de avançar na qualificação dos professores com a oferta, principalmente, de doutorado”, destacou Barradas.
Votação – A eleição acontece nesta quinta-feira, 20 de março, das 9h às 20h. As aulas nas unidades da UEA não serão suspensas por conta da eleição. Cada aluno e professor deverá votar na unidade de vínculo. Cada classe de eleitor (professor, aluno e técnico administrativo) terá uma urna específica.
Conforme a Lei de Diretrizes e Base da Educação Brasileira (LDB), os votos terão peso mediante a classificação: aluno, professor e técnico-administrativo. O voto para professor é o que terá maior peso 0,70; alunos 0,20; e técnicos administrativos 0,10.
Para votar é necessário que o eleitor apresente documento oficial com foto, crachá institucional ou carteira de estudante dentro do prazo de validade.

O conteúdo do site tem expressa autorização de publicação desde que informe a fonte.
www.jornaldehumaita.com.br

Jornal de Humaitá – O portal de notícias do Amazonas
Load More Related Articles
Load More In Amazonas

Deixe uma resposta

Check Also

Filho ilustre de Humaitá é preso na 2º fase da operação Maus Caminhos

Manaus.  Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (13) a segunda fase da Operação Maus…