Como parte das políticas públicas de prevenção, combate e controle para a redução de desmatamento, queimadas e incêndios florestais, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), está realizando desde esta segunda-feira, 28 de abril, a Oficina de Validação do Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento de Apuí – AM (PPCDAP).
As atividades se estenderão até a próxima quarta-feira (dia 30), quando a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, estará presente no município, juntamente com a secretária estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Kamila Botelho do Amaral, o presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Estado do Amazonas (Ipaam), Antônio Ademir Stroski, e o prefeito de Apuí, Admilson Nogueira.
Desde 2009, diversas instituições governamentais e organizações atuam em parceria com o Governo do Amazonas no Plano Estadual de Prevenção e Controle do Desmatamento no Amazonas (PPCD-AM). A segunda fase, que compreende o período de 2012 a 2015, está organizada em torno de três eixos estratégicos: ordenamento territorial, controle ambiental e fomento às atividades produtivas sustentáveis.
 
Entre as ações do Plano, há o fortalecimento das instituições de gestão ambiental do Estado e a atividade de estruturação de Planos Municipais de Prevenção e Controle do Desmatamento (PMPCD) de áreas com intensa pressão do desmatamento. Dos municípios priorizados, Apuí é o primeiro. Boca do Acre será o próximo.
 
A primeira atividade para a construção de PMPCDs ocorreu no Município de Apuí, entre os dias 10 e 12 de dezembro do ano passado, na “Oficina de Construção do Plano Municipal de Prevenção e Controle do Desmatamento de Apuí”, coordenado pelo Centro Estadual de Mudanças Climáticas (Ceclima/SDS), além da Prefeitura de Apuí, Ipaam e GIZ.
O conteúdo do site tem expressa autorização de publicação desde que informe a fonte.
www.jornaldehumaita.com.br
Jornal de Humaitá – O portal de notícias do Amazonas
Load More Related Articles
Load More In Apuí

Deixe uma resposta

Check Also

Após cinco anos em abandono, Biblioteca Municipal recebe Seminário de Requalificação do Centro Histórico nesta sexta (15) em Manaus

A atividade busca apresentar soluções para os imóveis e terrenos sem uso social situados n…