Como parte das políticas públicas de prevenção, combate e controle para a redução de desmatamento, queimadas e incêndios florestais, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), está realizando desde esta segunda-feira, 28 de abril, a Oficina de Validação do Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento de Apuí – AM (PPCDAP).
As atividades se estenderão até a próxima quarta-feira (dia 30), quando a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, estará presente no município, juntamente com a secretária estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Kamila Botelho do Amaral, o presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Estado do Amazonas (Ipaam), Antônio Ademir Stroski, e o prefeito de Apuí, Admilson Nogueira.
Desde 2009, diversas instituições governamentais e organizações atuam em parceria com o Governo do Amazonas no Plano Estadual de Prevenção e Controle do Desmatamento no Amazonas (PPCD-AM). A segunda fase, que compreende o período de 2012 a 2015, está organizada em torno de três eixos estratégicos: ordenamento territorial, controle ambiental e fomento às atividades produtivas sustentáveis.
 
Entre as ações do Plano, há o fortalecimento das instituições de gestão ambiental do Estado e a atividade de estruturação de Planos Municipais de Prevenção e Controle do Desmatamento (PMPCD) de áreas com intensa pressão do desmatamento. Dos municípios priorizados, Apuí é o primeiro. Boca do Acre será o próximo.
 
A primeira atividade para a construção de PMPCDs ocorreu no Município de Apuí, entre os dias 10 e 12 de dezembro do ano passado, na “Oficina de Construção do Plano Municipal de Prevenção e Controle do Desmatamento de Apuí”, coordenado pelo Centro Estadual de Mudanças Climáticas (Ceclima/SDS), além da Prefeitura de Apuí, Ipaam e GIZ.
O conteúdo do site tem expressa autorização de publicação desde que informe a fonte.
www.jornaldehumaita.com.br
Jornal de Humaitá – O portal de notícias do Amazonas
faça um comentários
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais em Apuí

Leia mais

Seja Digital e Prefeitura de Iranduba firmam parceria

Capacitação de servidores ajudará a informar a população sobre a mudança do sinal de TV. S…