“Temos colegas presentes aqui que os municípios estão debaixo d´água neste momento e vieram para mostrar apoio e união em busca de futuro melhor para o interior.”  Afirmou o prefeito de Envira, Ivon Rates.

A baixa adesão dos parlamentares federais amazonenses ao encontro promovido pela Associação Amazonense de Municípios (AAM) nesta sexta-feira (11) em Manaus, para apresentação das demandas e reivindicações do movimento municipalista local e nacional, foi alvo de críticas e reclamações dos prefeitos, vereadores e presidentes das câmeras legistativas dos 62 municípios que lotaram que o auditório João Bosco, na sede da Assembleia Legislativa do Estado desde o início da manhã.

Convidados diretamente pela AAM durante toda a semana via telefone, correio eletrônico e com convite protocolado em cada um dos gabinetes em Brasília (DF), apenas a senadora Vanessa Grazziotin e o deputado federal Henrique Oliveira compareceram ao evento, que contou ainda com a participação dos deputados estaduais Chico Preto, Conceição Sampaio, Adjunto Afonso, Marcos Rotta e Belarmino Lins (que representavam, respectivamente, o senador Eduardo Braga e o deputado federal Átila Lins, que está de licença médica).
Atualmente o Amazonas tem oito deputados federais, três senadores e 24 deputados estaduais. Além de Átila, a deputada federal Rebecca Garcia também justificou sua ausência por motivos de saúde entre seus familiares e o deputado federal Pauderney Avelino foi representado pelo ex-prefeito de São Gabriel da Cachoeira, Hamilton Gadelha.
“Lutamos muito para administrar com poucos recursos e estar na capital para esta reunião. Temos colegas presentes aqui que os municípios estão debaixo d´água neste momento e vieram para mostrar apoio e união em busca de futuro melhor para o interior, mas é uma tristeza chegar e ver que nem metade dos parlamentares amazonenses sequer veio ouvir e entender as demandas e a realidade dos municípios do Estado”, afirmou o prefeito de Envira, Ivon Rates em seu pronunciamento aplaudido por todos os presentes.
Ainda de acordo Rates, deputados e senadores do Amazonas tem rápida capacidade de articulação para outros assuntos. “Acabamos de ver recentemente no caso da prorrogação da Zona Franca de Manaus (ZFM). Todo mundo articulado, unido, promovendo reuniões, debates e tudo mais. Não somos contra a ZFM, mas a população que mora nos municípios do Estado não merece a mesma atenção de seus representantes, ainda mais em um ano eleitoral?”, questionou o prefeito.
O prefeito de Itamarati, João Campelo, também lamentou a ausência de deputados e senadores. “Precisamos de apoio em Brasília em questões fundamentais. Até mesmo nos cálculos do custo de um saco de cimento para a construção de uma Unidade de Saúde, que em Manaus é de R$ 25 e em Itamarati é de R$ 45”.
Prefeito do único município amazonense em Estado de Calamidade por conta da cheia que já deixou 40% de sua área total submersa, com 15 mil alunos fora das salas de aula, 32 abrigos municipais instalados e mais de 80% das casas da área rural destruídas pelo Rio Madeira, Cidenei Lobo, de Humaitá, disse que o único auxílio até o momento é a ajuda humanitária do Governo do Estado.
 “Os parlamentares aqui presentes estão de parabéns, mas se tivéssemos mais apoio em Brasília, poderíamos cobrar mais celeridade na liberação das verbas federais para as quais Humaitá e outros municípios do Estado já estão habilitados a receber desde o mês passado”.
Para o presidente da AAM e prefeito de Boca do Acre, Iran Lima, este é um momento de união e de buscar maior integração entre os representantes de todas as esferas de gestão pública.
“Os prefeitos estão em uma extremidade da atividade pública, no cotidiano dos cidadãos enquanto o parlamentar, principalmente o federal, está em contato direto com ministros e outras esferas mais altas de decisão nas quais muitos dos problemas da base podem ser solucionados. Um não vive sem o outro e precisamos promover mais eventos e integrações como esta”, destacou.
Fonte: Press Comunicação
O conteúdo do site tem expressa autorização de publicação desde que informe a fonte.
www.jornaldehumaita.com.br

Jornal de Humaitá – O portal de notícias do Amazonas
Carregar mais artigos relacionado
Carregar mais em Brasil

Deixe uma resposta

Verifique também

Amazônia é o “futuro do Brasil”, Diz Jair Bolsonaro

Em visita a Manaus Bolsonaro opinou sobre a Amazônia para a multidão e disse que no solo d…