Mais de 5,6 mil vagas foram disponibilizadas pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) em Manaus, em 73 cursos diferentes, no primeiro semestre de 2016. Em todo Brasil, esse número chegou a 250.279 bolsas em 1.337 instituições.

Pela modalidade, durante o período de duração do curso, o estudante pagará, a cada três meses, o valor máximo de até R$ 250, variando conforme o valor do curso, referente ao pagamento de juros incidentes sobre o financiamento.

Após a conclusão , o estudante terá 18 meses de carência para recompor seu orçamento e iniciar o pagamento do empréstimo.  O profissional tem um prazo de três vezes a duração do curso para pagar o financiamento.

De acordo com a diretora da Faculdade Martha Falcão | DeVry, Helena Vieira Rosa Lima, as vagas propostas pelas instituições de Ensino Superior privado são autorizadas pelo MEC de acordo com a localização regional, cursos específicos como Engenharia e Pedagagoia, e a nota obtida no Índice Geral de Cursos (IGC). “Temos oferta de vagas em 22 cursos diferentes, todos muito bem avaliados pelo Governo Federal. Além disso, montamos uma estrutura de suporte ao aluno para ajudá-lo no processo de documentação necessária para efetivação do financiamento”, explicou.  Na FMF | DeVry, 432 vagas foram disponibilizadas. Em toda a rede DeVry Brasil, que conta com 14 instituições no país, foram disponbilizadas mais de 5,7 mil vagas.

Helena Lima informou ainda que a FMF | DeVry segue à risca o programa federal que determina o desconto de 5% sobre a mensalidade para os estudantes com contrato do Fies. Ela lembra que o processo seletivo do Fies referente ao primeiro semestre de 2016 é de chamada única, com formação de lista de espera. “O acompanhamento do preenchimento de vagas é de responsabilidade exclusiva do estudante. Aqueles cujos nomes constarem da lista de espera em função de classificação que o sistema faz por ordem de nota obtida no Enem, poderão entrar novamente na página do FiesSeleção na internet, no período de 7 a 18 de março de 2016, e declarar sua condição  de não matriculado”, explicou.

Inscrição

Podem se inscrever desde esta terça-feira (27) para o processo seletivo do Fies os estudantes que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010 e obtido média igual ou superior a 450 pontos, além de não ter zerado a redação. Outra exigência é possuir uma renda familiar bruta per capita de até dois salários mínimos e meio. O prazo termina nesta sexta-feira, 29, e o resultado da pré-seleção na chamada única, assim como a lista de espera, serão divulgados em 1º de fevereiro.

Por: Steffanie Schmidt
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais em Amazonas

Deixe uma resposta

Verifique também

Yared defende livre circulação no trânsito para polícia municipal

O texto também prevê como infração grave estacionar o veículo onde houver acesso a ciclovi…