Ciência

Clube de Robótica da Fucapi representa AM em torneio nacional

Clube de Robótica da Fucapi representa AM em torneio nacional

clubeNo período de 18 a 20 de março deste ano, o Clube de Robótica da Fucapi representará o Amazonas na etapa nacional do torneio renomado em robótica, conhecido como FIRST® LEGO® League (FLL) que ocorrerá em Brasília (DF), envolvendo os principais destaques brasileiros nessa área. A comitiva será coordenada pelos professores Glauco Aguiar e Thaisa Sabino.

Com a abordagem sobre o tema Trash Trek, que é a busca de soluções para o lixo produzido diariamente, os competidores do Clube de Robótica da Fucapi tiveram que identificar o problema e apresentar maneiras de como lidar com o lixo na etapa regional. A partir daí, cada equipe precisou desenvolver uma solução inovadora.

Agora, na etapa nacional a equipe também terá que enfrentar as mesmas etapas de desafios que possuía a etapa Regional. A primeira tarefa consiste na ‘Mesa de Desafios’, seguida pela fase da ‘Pesquisa de Projeto’, onde as equipes desenvolvem soluções inovadoras para a produção diária de lixo. A terceira é o ‘Core Values’, ou seja, os valores adquiridos durante o preparo de cada equipe para a FLL.  O ‘Core Values’ é avaliado a partir da análise de trabalho em equipe, aprendizado e apresentação no evento. O campeão nessas três etapas se classificava para a etapa internacional.

trofeuMáquina de reciclar latinhas

O projeto levado para a categoria de pesquisa foi a ‘Recymachine’, uma máquina de reciclagem de latinhas inovadora que foi desenvolvida no âmbito do Clube de Robótica Fucapi. A máquina funciona com sensores infravermelhos que detectam a latinha de refrigerante ou outra bebida, após ser depositada pelo usuário, como uma máquina que libera bebidas em latas, mas com funcionamento inverso.

“Ao colocar a latinha para reciclar na máquina, o usuário recebe créditos virtuais, chamados de ‘recicoins’. Essa moeda virtual servirá para trocar por benefícios e prêmios como forma de estimular a prática da reciclagem de materiais”, explicou o coordenador do Clube, Glauco Aguiar.

Aguiar explicou ainda que o clube está se empenhado em algumas melhorias e produzindo outra máquina. “Para o Nacional, estaremos levando mais duas ou quem sabe mais máquinas, porém que trabalhem com materiais diferentes como copos descartáveis, de vidro entre outros materiais”, informou.

O coordenador explicou ainda que a ideia é espalhar essas máquinas pelo evento e fazer com que os participantes, durantes os três dias, estejam depositando os lixos nesses equipamentos e a pessoa ou time que juntar mais pontos receberá uma premiação por essa atitude.

Feijoada Robótica

No próximo dia 6 de março, os componentes do Clube de Robótica estarão realizando a ‘Feijoada Robótica’, às 11h, no Ramal do Luso – BR 174 – KM 02. O objetivo é arrecadar recursos para custear passagens e despesas de viagens dos dez alunos que fazem parte da equipe. O valor da feijoada é de R$ 25 e os ingressos podem ser adquiridos com os coordenadores do Clube. (ver contatos abaixo).

Além da feijoada, o clube vai realizar diversas atividades com o mesmo objetivo de arrecadar dinheiro para a viagem: venda de cachorro-quente, rifas e bingos. “O intuito é fazer tudo isso para que todo o clube possa estar presente no Nacional”, declarou o coordenador.

*Jornal de Humaitá – Com informações da assessoria.

Comentários

Comentários

Click to add a comment

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Leave a Reply

Ciência

More in Ciência

5 Motivos para pais e educadores apoiarem o uso dos games

Jornal de Humaitá9 09America/Manaus novembro 09America/Manaus 2017

Os cientistas dizem que seu cérebro ainda funciona após a morte

Jornal de Humaitá24 24America/Manaus outubro 24America/Manaus 2017

Policlínica da UEA realiza triagem para Cirurgia Bucal Avançada

Jornal de Humaitá12 12America/Manaus Maio 12America/Manaus 2017

Empresa analisa bactérias encontradas em plantas da Amazônia para produção de biossurfactantes e plásticos biodegradáveis

Jornal de Humaitá27 27America/Manaus Abril 27America/Manaus 2017

Estudo analisa fungos encontrados em solos da Amazônia para combater o Aedes aegypti

Jornal de Humaitá28 28America/Manaus Março 28America/Manaus 2017

UEA abre inscrições para Especialização em Genética Humana

Jornal de Humaitá26 26America/Manaus Fevereiro 26America/Manaus 2017

Alunos de Bioprocessos da Fucapi fazem visita técnica na Alemanha e França

jornal de Humaitá17 17America/Manaus Fevereiro 17America/Manaus 2017

Atendimento no Pronto-Socorro Delphina Aziz cresceu 11%

Jornal de Humaitá20 20America/Manaus Janeiro 20America/Manaus 2017

UEA contará com primeiro Laboratório de Plastinação da Região Norte

Jornal de Humaitá15 15America/Manaus Janeiro 15America/Manaus 2017
Seja bem vindo.

Categorias

Arquivos

Copyright © 2017 Jornal de Humaitá