Órgãos do Sistema de Segurança Pública do Amazonas (Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Departamento Estadual de Trânsito e Secretaria de Segurança Pública) iniciaram, na quinta-feira, 4 de fevereiro, as ações integradas voltadas para o Carnaval 2016.

De acordo com o secretário de Segurança Pública do Amazonas, Sérgio Fontes, o plano Tático Integrado de Segurança (PTI) que será aplicado na operação “Carnaval 2016” conta com a participação direta de, aproximadamente, 3 mil servidores, entre policiais e agentes públicos de órgãos estaduais e municipais. As ações visam garantir a segurança da população em geral e do público dos eventos carnavalescos.

No Sambódromo, Dom Pedro, zona centro-sul, a SSP-AM instalou o Centro Integrado de Comando e Controle Local (CICC-AM), que reúne todos os órgãos envolvidos nos eventos, desde o desfile das escolas do grupo especial, ‘Bloco das Piranhas’, encerrando com a programação do Carnaboi. No sábado, dia 6, ao todo, cerca de 1.000 servidores irão atuar nas ações de segurança.

O CICC-L reúne representantes dos órgãos do sistema de segurança que atuam de forma integrada para garantir pronta resposta no caso de alguma eventualidade. A plataforma de Observação Elevada (POE) reforça a atuação dos órgãos por meio da supervisão da movimentação do local. Câmeras de segurança foram colocadas em posição estratégica para monitorar o perímetro de segurança no centro de convenções.

Todas as ações serão acompanhadas pelo Centro Integrado de Comando e Controle do Amazonas (CICC-AM) da SSP-AM. O maior efetivo será empregado nos eventos realizados no Centro de Convenções, Sambódromo, no Dom Pedro, zona centro-oeste de Manaus, como o Desfile das Escolas de Samba.

“O grande diferencial da Central Integrada de Fiscalização é a tomada de decisão rápida para as irregularidades e problemas que forem constatados, graças à presença de todos os órgãos juntos. Se houver necessidade de interdição do evento, por exemplo, os órgãos da prefeitura já estarão no local”, explicou o secretário de Segurança Pública, Sérgio Fontes.

Polícia Militar – A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) atuará no policiamento ostensivo do local e arredores, assim como nas demais áreas onde ocorrerem eventos durante o período. Além do patrulhamento convencional, também será realizado um policiamento especializado, cotando com equipes do Esquadrão Antibombas, da Tropa de Choque, Comando de Operações Especiais (COE) e o Grupamento de Manejo de Artefatos Explosivos (Marte), segundo informou o comandante-geral da PM, coroenl James Frota. “O objetivo maior é garantir uma festa tranquila aos brincantes”, disse.

Polícia Civil – A Polícia Civil do Amazonas vai reforçar as equipes das delegacias localizadas nas proximidades do Sambódromo. Componentes do Grupo Força Especial de Resgate e Assalto (Fera) também poderão ser acionados em casos de eventualidades. Segundo o delegado geral, Raimundo Acioly, todas as ações serão acompanhadas de perto. “Além do 10º DIP, que a delegacia responsável pela área, dentro do Sambódromo, um equipe especial estará a postos junto à base do Centro Integrado de Comando e Controle para atender a todas as demandas de polícia judiciária”, afirmou.

Corpo de Bombeiros – O Corpo de Bombeiros contará com efetivo de 40 bombeiros em cada uma das duas primeiras noites dos desfiles de Carnaval e nos demais eventos no local. “Também teremos um ponto-base montado perto do Sambódromo, para atender todas as possíveis ocorrências”, afirmou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Fernando Sérgio.

Detran-AM – O Departamento Estadual de Trânsito, Detran-AM, que deu início à campanha “Carnaval 2016”, vai realizar blitze permanentes de fiscalização da Lei Seca, em parceria com o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar. Até a Quarta-feira de Cinzas, dia 10, também estará em vigor o “Disque-Pileque”, uma parceria entre o Detran-AM e a Associação dos Condutores de Ambulância do Amazonas. Os socorristas receberão as chamadas por meio do telefone 3642-6708.

De acordo com o diretor-presidente do Detran-AM, Leonel Feitoza, a população poderá contar com serviço de táxi com preços especiais durante esse período. “Todas as ações estão voltadas à preservação da vida, por isso em parceria com as associações de radiotáxi Tucuxi, Parintins, Golfinho e Tocantins vão ser oferecidos valores diferenciados para aqueles que solicitarem o serviço e evitarem assim a embriaguez ao volante”, informou Leonel.

*Jornal de Humaitá – Com informações da assessoria.

Carregar mais artigos relacionado
Carregar mais em Cidades
Comentários estão fechados.

Verifique também

MPT encontra indícios de demissão discriminatória por idade na Estácio de Sá

Levantamento feito em uma lista de 77,8% dos professores dispensados mostra que eles têm m…