A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) firmou uma parceira com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) de Presidente Figueiredo para reduzir os focos de calor no município, por meio da prevenção e ações de sensibilização. O compromisso foi celebrado ontem, terça-feira, 2 de fevereiro. Somente em janeiro deste ano, foram registrados 62 focos de calor no município, colocando Presidente Figueiredo como segundo no ranking de focos de calor no período considerado atípico.

A atenção da Sema para os focos de calor no município é redobrada porque a Área de Preservação Ambiental (APA) Maroaga compreende 60% do território de de Presidente Figueiredo, onde foram registrados focos de calor. Para reforçar o trabalho da brigada de incêndio do município a Sema doou motosserra, uma motobomba para levar água os locais de queimadas, mangueira, além de distribuir material educativo sobre a necessidade de abolir o uso do fogo em vegetação, tais como panfletos e cartazes.

Servidores da Sema visitaram 120 famílias fazendo um trabalho de conscientização sobre os riscos das queimadas. De acordo com o engenheiro florestal Abraham Moreira, assessor do Departamento de Mudanças Climáticas e Unidades de Conservação (DEMUC) da Sema, a iniciativa foi aprovada pelos moradores. Ele ressalta que parte dos focos de calor ocorreram em propriedades particulares cujos donos visitam esses locais aos finais de semana e ateiam fogo na intenção de limpar o terreno.

“Queremos acabar com essa prática mostrando para as pessoas os danos que o fogo causa para a vida humana e ao meio ambiente, além do crime ambiental que cometem. A parceira firmada entre as secretarias estadual e municipal de Meio Ambiente vai possibilitar mudar essa realidade”, disse.

Durante a visita a produtores rurais, a equipe da Sema se deparou com um incêndio florestal no quilômetro 13 da rodovia AM-240 e atuou no combate e contenção do fogo, em parceria com a Semmas. “Agimos imediatamente após identificarmos o foco e conseguimos êxito. Já havíamos visitado o local na semana passada quando teve outro foco de calor e ontem, infelizmente, nos deparamos com essa situação que estamos trabalhando para que não mais ocorra”, destacou o engenheiro florestal Melque Castro que é gestor da APA Maruaga.


Nova ação – 
No próximo sábado, dia 6, a Sema e Semmas farão uma campanha de sensibilização para os moradores da área rural de Presidente Figueiredo para alertar sobre as queimadas. A ideia é promover ações educativas com foco na prevenção dos focos de calor. Na ocasião também serão distribuídos materiais publicitários que visam à conscientização da população local.

faça um comentários
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais em Destaque

Leia mais

Por que demitir pode não ser a melhor estratégia?

Segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) o Brasil encerrou o …