Amazonas

No Amazonas, acordo entre Ministério da Defesa e Suíça vai ajudar a ampliar monitoramento ambiental

No Amazonas, acordo entre Ministério da Defesa e Suíça vai ajudar a ampliar monitoramento ambiental
Sipam

De acordo com Henrique Oliveira, o acordo entre os governos brasileiro e suíço deve beneficiar o Estado no monitoramento ambiental. (Foto: Divulgação)

O Amazonas está entre os beneficiados com o acordo entre o Governo da Suíça e o Ministério da Defesa para intensificar as parcerias na área de Ciência e Tecnologia na Amazônia. A experiência com Veículos Aéreos Não Tripulados (Vant), movidos à energia solar, deve ganhar uma nova etapa de testes na região com auxílio do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam). A promoção de ações para intercâmbio de cientistas, compartilhamento de dados e o desenvolvimento em conjunto de projetos de inovação tecnológica estão entre medidas prioritárias do memorando de entendimento que será fechado na quarta-feira, 23 de março, em Brasília (DF).

Nesta terça-feira, 22 de março, o governador em exercício, Henrique Oliveira, reuniu com o secretário de Estado de Assuntos Exteriores da Suíça, Yves Rossier, e o embaixador do país no Brasil, André Regli. O encontro, na sede do Governo do Estado, na zona oeste de Manaus, foi definido como uma abertura de caminhos para criação de novas parcerias na área de Ciência, Tecnologia e Inovação especialmente para o Amazonas. Suíços apostam na inovação tecnológica e demonstraram interesse em áreas como a produção de fármacos e piscicultura.

De acordo com Henrique Oliveira, o acordo entre os governos brasileiro e suíço deve beneficiar o Estado no monitoramento ambiental, ajudando no trabalho de controle do desmatamento e manutenção das áreas de manejo. “A Suíça, a exemplo do resto do mundo, é apaixonada por esse canto do Brasil e vem até o Amazonas tentar fazer parcerias. Assina um tratado com o governo federal para disponibilizar os drones, porque eles têm uma tecnologia que dominam fortemente nesta área. E esses drones são importantíssimos, inclusive, para que as áreas de preservação, as áreas de manejo florestal sejam fiscalizadas com mais rigor”, declarou o governador em exercício.

A cooperação envolve o Ministério da Defesa e o Departamento Federal de Assuntos Exteriores da Confederação Suíça e será formalizada durante ato que acontecerá na sede do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), em Brasília (DF). O acordo prevê aprofundar o intercâmbio científico entre os dois países dando seguimento aos projetos iniciados no ano passado com o Vant.

“É um acordo entre o Brasil e a Suíça que envolve o Sipam e a questão da defesa para uma melhor proteção do território da Amazônia, e isso, evidentemente, protege o Amazonas. Como a Suíça é bastante avançada na inovação e pesquisa, e esse acordo envolve esse tipo de matéria, pode beneficiar o desenvolvimento do Amazonas”, afirmou o secretário de Estado de Assuntos Exteriores da Suíça, Yves Rossier.

Drones – Testes com os drones começaram a ser feitos, ano passado, no Pará. A experiência ocorreu em outubro de 2015. À época, o Censipam acompanhou o voo experimental do Vant Atlantik Solar na rota entre os municípios paraenses de Barcarena e Melgaço, onde funciona a Estação Científica Ferreira Penna, na Floresta Nacional de Caxiuanã. Além de testar o equipamento, o voo serviu para recolher dados ambientais sobre o ecossistema amazônico, como informações atmosféricas sobre ventos, umidade, temperatura e radiação em locais nunca mapeados.

“Trabalhamos muito perto com o sistema Sipam e eles nos ajudaram muito. Daí cresceu a vontade de fazer um memorando entre a Suíça e Brasil para colaborar mais em várias áreas. Uma delas é na coleção e tratamento de dados que recebe dos satélites. Lá na Suíça, as universidades têm aplicações excelentes que podem tratar muitas informações para que o Sipam possa tomar as decisões”, destacou o embaixador André Regli.

O Vant movido à energia solar permite ampliar o monitoramento na região e a coleta de dados em regiões de difícil acesso. Ele foi desenvolvido pelo Instituto Federal de Tecnologia de Zurique, Suíça (ETH Zurich) e Swissnex Brasil, que é uma organização de apoio ao governo suíço. Além dos pesquisadores da Universidade de Zurich, a equipe no Brasil que acompanhou a iniciativa incluiu, ainda, integrantes da Universidade Federal do Pará, do ICMBio e do Museu Paraense Emilio Goeldi (MPEG).

Voos na região amazônica – Além dos drones, há empresas suíças interessadas em atuar na região amazônica com aviões de transporte de passageiros adequados para pistas de pequeno porte, segundo o embaixador. A medida iria atender ao padrão de pistas de pouso em cidades do interior de toda a região. A Swissnex Brazil, instituição mantida pelo governo suíço no Rio de Janeiro e São Paulo, é a porta de entrada para estreitar as colaborações na área de ciência e tecnologia com o Amazonas, disse Regli.

“Na área de Ciência e Tecnologia, na área de pesquisa, biotecnologia, há muitos pesquisadores suíços interessados na riqueza para desenvolver a área alimentar e também farmacêutica. Acho que tem um grande potencial para estabelecer parcerias”, frisou o embaixador.

*Jornal de Humaitá – Com informações da assessoria.

Comentários

Comentários

Amazonas

More in Amazonas

Urgente! Adolescente é apreendido suspeito de homicídio em Manicoré-AM

Jornal de Humaitá23 23America/Manaus novembro 23America/Manaus 2017

José Ricardo volta a cobrar instalação da CPI da Saúde

Jornal de Humaitá23 23America/Manaus novembro 23America/Manaus 2017

Safra do guaraná em Maués (AM) já rendeu 200 toneladas

Jornal de Humaitá23 23America/Manaus novembro 23America/Manaus 2017

Em Manicoré, menor de 15 anos é apreendido pelo crime de posse ilegal de arma de fogo e ameaça

Jornal de Humaitá23 23America/Manaus novembro 23America/Manaus 2017

Polícia Militar prende homem suspeito de trocar tiros com facção rival em tapauá

Jornal de Humaitá23 23America/Manaus novembro 23America/Manaus 2017

Urgente! Ônibus de Apuí(AM) com destino a Porto Velho (RO) capota

Jornal de Humaitá22 22America/Manaus novembro 22America/Manaus 2017

PM prende homem acusado de Latrocínio em Manicoré

Jornal de Humaitá20 20America/Manaus novembro 20America/Manaus 2017

Polícia Militar apreende contrabando de cigarros, Quelônios e cocaina em Manicoré- AM

Jornal de Humaitá20 20America/Manaus novembro 20America/Manaus 2017

PM PRENDE HOMEM ACUSADO DE ENTRAR EM SALÃO DE BELEZA E AMEAÇAR FUNCIONÁRIOS COM ARMA DE FOGO

Jornal de Humaitá20 20America/Manaus novembro 20America/Manaus 2017
Seja bem vindo.

Categorias

Arquivos

Copyright © 2017 Jornal de Humaitá